Significado de Clivagem

O que é Clivagem:

Clivagem é um substantivo feminino e está relacionada com o ato de clivar, dividir ou separar, estando presente em várias áreas do conhecimento humano.

Dentro do estudo da linguística, a clivagem é utilizada como um recurso da sintaxe da língua portuguesa moderna, dividindo uma oração em duas, ou seja, consegue colocar em destaque determinado elemento de uma frase para dar realce ou ênfase. Exemplo: "Paulo foi pescar" = "Quem foi pescar foi Paulo".

Neste caso, normalmente a estrutura da frase é formada pelo verbo "ser", em conjunto com as palavras "quem" ou "que", reforçando o sentido da mensagem.

Clivagem Mineral

Na geologia, a clivagem mineral é o nome dado aos corpos minerais que se dividem mais facilmente de acordo com certos planos.

Alguns cristais ou rochas, por exemplo, possuem maior facilidade de clivagem, isso que dizer que tendem a se dividir ou criar "novas faces" mais facilmente, quando expostos a determinadas direções e de acordo com o seu composto molecular.

clivagem mineral é dividida em cinco modalidades: "pobre", "moderada", "boa", "perfeita" ou "proeminente".

Clivagem Social

Nos estudos das ciências sociais, a chamada clivagem social é o processo de separação ou fragmentação dos grupos sociais, sejam em subgrupos ou em novos grupos, pelos motivos mais diversos possíveis.

Clivagem na Psicologia

Na psicologia, a clivagem do ego é um termo utilizado por Freud para descrever um fenômeno mental que funciona, como um mecanismo de defesa, quando há uma divisão de sentimentos, comportamentos, ideias ou de outras manifestações psicológicas inerentes à um indivíduo.

Ocorre quando uma pessoa apresenta dois tipos de sentimentos ou comportamentos em relação a uma mesma e única realidade.

A clivagem do ego está associada com o comportamento psicótico, quando o indivíduo apresenta, no âmbito do ego, duas personalidades contraditórias e simultâneas parente a realidade.

Clivagem na Embriologia

Dentro dos estudos da biologia, a clivagem embrionária é nome dado aos processos de divisões iniciais do zigoto que acontecem na tuba uterina, formando um embrião multicelular.

O significado de Clivagem está na categoria: Geral