Significado de Closed Caption

O que é Closed Caption:

Closed caption (também conhecido pela sigla CC) é uma expressão em inglês que significa legenda oculta, um sistema de transmissão de legendas de filmes, programas de televisão ou vídeos online.

Na televisão as legendas se encontram escondidas no sinal de televisão que é recebido em casa, e podem ser acionadas através de um botão do controle remoto. Por esse motivo se chama de legenda oculta. O sistema de closed captions é muito usado em contextos com muito barulho (como aeroportos) para que as pessoas possam ter acesso a informação textual. Além disso, algumas pessoas utilizam o closed caption para aprender ou praticar uma língua estrangeira.

Alguns países não fazem distinção entre legendas (subtitles) e legendas ocultas (closed captions), mas a verdade é que no caso deste último, são incluídas referências textuais a respeito de músicas ou efeitos sonoros, para que pessoas com deficiência auditiva possam entender o que está acontecendo no programa em questão. Closed caption é uma ferramenta essencial para pessoas com deficiências auditivas.

Muitas vezes, os programas com closed caption são transmitidos ao vivo, como jornais, o que significa que as legendas são feitas e os espectadores estão lendo no momento exato em que os participantes do programa de televisão estão falando.

Normalmente, nos programas ao vivo, a máquina usada para escrever o closed caption é estenótipo, uma máquina que serve para transcrever textos, através de uma fonética simplificada. O estenótipo tem um teclado bastante diferente do teclado de computador, cujas teclas são todas pretas e podem ser acionadas ao mesmo tempo. Em alguns casos, o estenótipo está conectado a um computador com um programa específico, que identifica e corrige a grafia da palavra, caso ela esteja escrita de forma errada. Posteriormente, o texto correto é enviado para um satélite que transmite o texto para todo o país.

Nos programas gravados, costumam ser usados em programa de computador que reconhece a voz e transcreve o que foi dito. No entanto, frequentemente um editor tem que inserir algumas informações textuais adicionais, como barulho de palmas, vaias, etc.

Muitas vezes são encontrados erros na transcrição de texto. Isto porque o software em questão muitas vezes não reconhece a voz de forma eficaz. Em alguns programas, pessoas falam em simultâneo, o que dificulta a tarefa do software e do estenotipista. Um estenotipista pode escrever mais de 150 palavras por minuto.

Ao contrário do closed caption, a expressão open caption remete para legendas que não têm que ser selecionadas, estando visíveis para todos os espectadores.

No Brasil, o Ministério das Comunicações decidiu que a partir de 2012 as emissoras devem conter 12 horas de programação de acessibilidade como a legenda oculta. A previsão é que em 2017, toda a programação tem que disponibilizar parâmetros de acessibilidade.

Publicado em