Código Morse

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

O código morse é um sistema de codificação que utiliza pontos, traços ou sons longos e curtos, que correspondem a cada número ou letra do alfabeto, entregando uma mensagem codificada para o receptor.

Este código foi usado inicialmente para a comunicação entre as cidades, mas seu uso se tornou conhecido durante as guerras, com mensagens enviadas por telégrafo elétrico ou por sinais de luz.

O código morse foi desenvolvido pelos inventores americanos Samuel Finley Breese Morse e Alfred Vail, por volta de 1835. Morse também é conhecido por ser o criador do telégrafo elétrico.

Telégrafo elétrico de madeira em fundo branco
Telégrafo Elétrico, aparelho utilizado para enviar mensagens com o Código Morse.

Como funciona o código morse?

Na época em que Samuel Morse inventou o código, a maneira mais comum de enviar uma mensagem de pulso era via telégrafo. O aparelho enviava pulsos na forma de corrente elétrica, com base na mensagem que foi apresentada, usando a tecla telegráfica.

Os operadores de telégrafo então digitavam as mensagens usando uma série de cliques baseados nos códigos de cada letra, e um operador do lado receptor recebia os cliques e os convertia novamente em palavras.

Para enviar e receber essas mensagens, era necessário seguir a tabela padrão com os códigos que representavam cada letra e número:

Tabela com letras do alfabeto e números e sua tradução para código morse.
Tabela de código morse.

Exemplos de frases em código morse

Veja alguns exemplos de frases comuns usando o código morse:

Frase Código morse
SOS ... --- ...
Preciso de ajuda .--. .-. . -.-. .. ... --- / -.. . / .- .--- ..- -.. .-
Eu te amo . ..- / - . / .- -- ---
Olá --- .-.. .-
Como você está? -.-. --- -- --- / ...- --- -.-. / . ... - ..--..
Vamos nos encontrar às 19 horas ...- .- -- --- ... / -. --- ... / . -. -.-. --- -. - .-. .- .-. / ... / .---- ----. / .... --- .-. .- ... .-.-.- /
Boa noite -... --- .- / -. --- .. - .
Feliz aniversário ..-. . .-.. .. --.. / .- -. .. ...- . .-. ... .-. .. ---
Desculpe -.. . ... -.-. ..- .-.. .--. .
Obrigado --- -... .-. .. --. .- -.. ---
Obrigada --- -... .-. .. --. .- -.. .-

Qual a importância do código morse?

Antes da invenção do código morse e do telégrafo, no século XIX, as mensagens ainda eram manuscritas e carregadas a cavalo. O código morse mudou a maneira como nos comunicamos. Na época de sua invenção, era a forma de comunicação de longa distância mais rápida.

O código morse permitia que navios no mar se comunicassem por longas distâncias usando grandes luzes. Foi, inclusive, utilizado durante o naufrágio do Titanic (em 1912) para pedir socorro. Foi também crucial durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), porque melhorou a velocidade da comunicação.

Os navios de guerra naval foram capazes de se comunicar com suas bases e fornecer informações críticas uns aos outros. Aviões de guerra também usavam o código morse para detalhar locais de navios, bases e tropas inimigas e retransmiti-los de volta à sede.

O código também permitiu o crescimento da comunicação entre empresas, instituições públicas e principalmente do jornalismo, permitindo o compartilhamento de informações atualizadas entre lugares distantes.

Saiba mais sobre o Titanic.

O uso de código morse dos dias atuais

O código morse ainda é amplamente reconhecido, mesmo que não seja utilizado como antes. Seu uso ainda é frequente nos campos de aviação, pois alguns sistemas que auxiliam a navegação por rádio ainda são identificados no código morse.

Ele também tem sido usado como uma forma alternativa de comunicação para pessoas com deficiência ou com incapacidade de se comunicar, devido a um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou paralisia.

Houve vários casos em que indivíduos conseguiram usar as pálpebras para se comunicar no código morse, utilizando uma série de piscadas longas e rápidas para representar os pontos e traços da tabela.

Veja também o significado de Meios de Comunicação, SOS e Sequência Fibonacci.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar