Código Morse

O código morse é um meio de comunicação que utiliza pontos, traços ou sons longos e curtos que se correlacionam com cada número ou letra do alfabeto, entregando uma mensagem codificada para o receptor.

Este código foi usado inicialmente para a comunicação entre as cidades, mas seu uso se tornou conhecido durante as guerras, com mensagens enviadas por telégrafo elétrico ou por sinais de luz..

O código morse foi desenvolvido pelo inventor e pintor americano Samuel Finley Breese Morse, em 1835, também conhecido por ser o criador do telégrafo elétrico.

telegrafo_eletrico_morseTelégrafo Elétrico, aparelho utilizado para enviar mensagens com o Código Morse.

Como funciona o código morse?

Na época em que Samuel Morse inventou o código, a maneira mais comum de enviar uma mensagem de pulso era através de um telégrafo

Esse telégrafo enviava pulsos na forma de corrente elétrica, com base na mensagem que foi apresentada, usando a tecla telegráfica.

Os operadores de telégrafo então digitavam as mensagens usando uma série de cliques baseados nos códigos de cada letra e um operador do lado receptor recebia os cliques e os convertia novamente em palavras.

Para enviar e receber essas mensagens, era necessário seguir a tabela padrão com os códigos que representavam cada letra e número.

tabela_codigo_morse

Tabela de Código Morse

O uso de Código Morse dos dias atuais

O Código Morse ainda é amplamente reconhecido, mesmo que não seja utilizado como antes. Seu uso ainda é frequente nos campos de Aviação, pois alguns sistemas que auxiliam a navegação por rádio ainda são identificados no Código Morse.

Ele também tem sido usado como uma forma alternativa de comunicação para pessoas com deficiência ou com incapacidade de se comunicar, devido a algum acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou paralisia.

Houve vários casos em que indivíduos conseguiram usar as pálpebras para se comunicar no Código Morse, usando uma série de piscadas longas e rápidas para representar os pontos e traços representados na tabela.

Qual a importância do Código Morse?

Antes da invenção do Código Morse e do telégrafo, as mensagens ainda eram manuscritas e carregadas a cavalo. O Código Morse mudou a maneira como nos comunicamos. Na época de sua invenção, era a forma de comunicação de longa distância mais rápida.

O Código Morse permitia que navios no mar se comunicassem por longas distâncias usando grandes luzes. Ele foi especialmente crucial durante a Segunda Guerra Mundial, porque melhorou a velocidade da comunicação.

Os navios de guerra naval foram capazes de se comunicar com suas bases e fornecer informações críticas uns aos outros. Aviões de guerra também usavam o Código Morse para detalhar locais de navios, bases e tropas inimigas e retransmiti-los de volta à sede.

Veja também o significado de Meios de Comunicação e SOS.

Data de atualização: 26/02/2020.