Significado de Complemento

O que é um Complemento:

Complemento é um substantivo masculino que significa acabamento e remete para algo que completa outra coisa.

No preenchimento de cadastros, você já deve ter se deparado com o item complemento opcional no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço. O complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço.

Exemplo:

  • Endereço: Av. Machado de Assis
  • Número: 405
  • Complemento opcional: apt. 76

Pode acontecer da pessoa morar numa vila onde as casas são identificadas com letras. Também neste caso é preciso preencher o complemento opcional.

Exemplo:

  • Endereço: Av. Machado de Assis
  • Número: 405
  • Complemento opcional: Casa C

Se não houver necessidade, a área do complemento não precisa ser preenchida. Por isso que ele é opcional.

Leia também sobre os significados de Logradouro, Órgão Emissor, Data de Emissão, CEP.

Complemento nominal

Na gramática, um complemento nominal se refere a um termo que completa ou complementa o sentido de outra palavra. O complemento nominal pode se referir a um substantivo, advérbio ou adjetivo.

Ex: O João está frustrado com o trabalho.

Na frase usada como exemplo, o complemento nominal é "com o trabalho" porque complementa o adjetivo "frustrado", indicando com o quê o João está se sentindo assim.

Complemento verbal

Também no contexto gramatical, um complemento verbal consiste em um termo que complementa o verbo transitivo, indicando informação sobre a ação de um sujeito.

Existem dois tipos de complemento verbais: o objeto direto (ou complemento direto) e o objeto indireto (ou complemento indireto).

Objeto direto

Ex: O vento derrubou a árvore. (objeto direto - a árvore)

O objeto direto também pode ser ser substituído pelo pronome pessoal.

Ex: O relógio do Paulo é muito bonito. Ele comprou-o ontem. ( o objeto direto é "o", que substitui o relógio).

Nestes casos, não é utilizada uma preposição.

Objeto indireto

Neste caso, o complemento é apresentado junto com uma preposição, e expressa o termo para quem é dirigida a ação ou a coisa ou pessoa que recebe o efeito do verbo ou a quem

Ex: O bombeiro precisou de ajuda. (objeto indireto - ajuda)

Outros significados de complemento

Na área da matemática, a palavra complemento se refere ao ângulo com uma determinada amplitude, que quando somado a outro, o complementa, formando um ângulo reto (90º). Dois ângulos cuja soma é 90º são conhecidos como ângulos complementares.

Relativamente à informática, nos browsers, um complemento pode ser algo que se acrescenta para ter novas funcionalidades. ex: aplicativo para bloquear publicidades, etc.

Data de atualização: 12/10/2020.