Significado de Destinatário

O que é o Destinatário:

Destinatário é para quem se envia algo, a quem se destina a correspondência. As informações sobre o destinatário devem estar na frente do envelope.

destinatario - Carta

Para que os correios possam entregar corretamente a correspondência aos destinatários, o remetente (quem envia a carta) deve preencher o envelope com as seguintes informações básicas:

  • Nome do destinatário
  • Tipo e nome do logradouro + Número + Complemento (se houver)
  • Nome do bairro
  • Nome da localidade + Sigla da Unidade Federativa (UF)
  • País (obrigatório apenas se o destinatário estiver em terras estrangeiras).
  • CEP ou Código Postal

No âmbito da comunicação, o destinatário consiste na parte que recebe a mensagem ou informação, também conhecido como ouvinte ou receptor.

Em inglês, a tradução mais próxima do significado da palavra “destinatário” é recipient ou receiver, mas também pode ser usado o termo addressee, sendo este pouco frequente.

Remetente e Destinatário

São as formas de endereçamento utilizadas para enviar correspondências através do sistema dos correios.

O destinatário, como visto, consiste no destino da carta, espaço com as informações de envio da correspondência. Já o remetente é quem envia, e suas informações devem estar marcadas no verso do envelope.

Remetente - Carta

Saiba mais sobre a diferença de remetente e destinatário.

Manifestação do destinatário

É uma opção disponível para as empresas informarem ao Fisco quando lhes emitem uma nota fiscal. Assim, é possível controlar, junto ao Fisco, se as operações fiscais feitas com o CNPJ da empresa são de conhecimento da empresa ou de natureza desconhecida.

Desta forma, com a manifestação do destinatário, as empresas podem identificar possíveis usos indevidos dos seus respectivos CNPJ por parte de terceiros.

Ver também: significado de CNPJ.

O significado de Destinatário está na categoria: Geral