Significado de Concepção

O que é Concepção:

Concepção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de conceber ou gerar um ser no útero. Também pode ser um sinônimo de compreensão, percepção ou conceito.

Na maior parte das vezes, a palavra concepção está relacionada com a fecundação e consequente gravidez. Segundo a medicina, consiste no conjunto de alterações que ocorrem no ovo e no organismo da progenitora no princípio da gravidez. Aquele que é considerado o momento exato da concepção ocorre quando o espermatozóide fecunda o óvulo, e dá início à gestação.

No âmbito da psicologia do pensamento, uma concepção também pode indicar uma noção geral ou a capacidade de entender ou criar uma ideia, um modo de ver ou sentir. Assim, as ideias gerais e pensamentos criativos da imaginação podem ser qualificados como concepções.

De acordo com a filosofia, a concepção remete para o ato de elaborar conceitos. Este ato começa com a compreensão da essência de um objeto e culmina na elaboração de um conceito. Assim, uma concepção também é fruto da inteligência de alguém, e muitas vezes contribui para a formação de diversas teorias.

A mundivisão consiste na concepção que o ser humano tem do mundo, representa a forma como o Homem entende e explica o seu propósito no mundo, tanto no âmbito individual como histórico.

Concepção de educação e desenvolvimento

Existem vários métodos e formas de abordar a educação, com concepções tradicionais ou progressistas, que representam perspectivas distintas.

Além disso, a teoria geral da educação propõe duas concepções diferentes: uma orgânica e uma mecaniscista. A concepção orgânica aborda o ser humano como um organismo que pode ser alterado a partir do seu interior, a partir de estímulos. Por outro lado, a concepção mecanicista contempla o ser humano como uma máquina, cujas atitudes podem ser mudadas através de estímulos externos.

A psicologia também indica diferentes teorias do desenvolvimento, mais concretamente a teoria inatista (noção que os aspectos, características ou aptidões básicas do ser humano são inatas - como a personalidade, valores, comportamento, etc.); teoria ambientalista (também conhecida designada como teoria comportamentalista, indicando a importância do seu ambiente envolvente para o molde dos seus comportamentos, tirando a importância do raciocínio, sentimentos e desejos do indivíduo) e teoria interacionista (o desenvolvimento ocorre graças à interação entre o indivíduo e o seu meio envolvente, sendo que se influenciam mutuamente).

O significado de Concepção está na categoria: Geral