Significado de Concierge

O que é um Concierge:

Concierge é um termo da língua francesa e que pode ser traduzido literalmente como “porteiro” para o português.

O concierge é um cargo comum no ramo hoteleiro, consistindo na função do profissional responsável por atender as necessidades básicas e especiais dos hóspedes.

Entre as principais funções do concierge de hotel está o controle de entrada e saída dos hóspedes, além de prestar serviços personalizados para os mesmos, como compra de passeios, aluguel de automóveis, indicação de bons restaurantes e pontos turísticos na cidade para visitação, entre outras coisas.

O serviço de concierge ou conciergerie está presente obrigatoriamente em todos os hotéis de luxo e que prezem pelo total conforto dos seus hóspedes.

Atualmente, muitos condomínios de luxo também disponibilizam os serviços de um concierge, que além de estar responsável pelo controle de entrada e saída dos moradores e visitantes, também está disponível para auxiliar os condóminos 24 horas por dia.

O termo concierge surgiu a partir da expressão francesa “Comte Des Cierges”, que significa “contador de velas”, um cargo comum no século XIX designado a pessoa responsável por cuidar da iluminação e limpeza dos castelos.

No entanto, a maioria dos etimologistas acreditam que a palavra francesa “concierge” deriva do latim medieval consergius / conservus, que pode ser traduzido como “ajudante” ou “serviçal”.

Data de atualização: 23/06/2016. O significado de Concierge está na categoria: Geral