Significado de Setor terciário

O que é o Setor terciário:

O setor terciário, também chamado de setor de serviços, é o ramo da economia que engloba as atividades de prestação de serviços e de comércio.

A área é chamada de terceiro setor pois faz parte de um espectro amplo composto por três setores. O setor primário corresponde às atividades agropecuárias e de extrativismo e o setor secundário é formado pelas atividades industriais.

Características do setor terciário

As principais características desse setor de atividades são relacionadas à sua área de atuação. As principais são:

  • É o setor responsável por fornecer ao mercado produtos e serviços,
  • Atua na área de comércio e de vendas,
  • É heterogêneo, pois inclui atividades de diversos tipos de prestação de serviços e de venda de produtos,
  • Emprega a maior parte dos trabalhadores brasileiros (aproximadamente 60%).

O que é prestação de serviços?

A área da prestação de serviços é ampla e abrange inúmeras atividades, ou seja, qualquer tipo de negócio que envolva a oferta e a aquisição de um serviço executado por uma empresa ou pessoa de um serviço encaixa-se nesta classificação.

As atividades desenvolvidas por profissionais liberais encaixam-se na prestação de serviços, como é o caso de dentistas, advogados, administradores de empresas, mecânicos, designers, atendentes de restaurantes e bares, vendedores de lojas, atendentes de telemarketing, programadores de informática, entre outros.

Também fazem parte da prestação de serviços as atividades como serviços bancários, empresas que prestam consultorias diversas, assistências técnicas especializadas e entidades que desenvolvem serviços educacionais, de saúde ou de segurança.

As atividades de prestação de serviços são chamadas de bens intangíveis ou imateriais. Estas atividades recebem este nome pois não são palpáveis, sendo caracterizadas pelo fornecimento de serviços e pela prestação de mão-de-obra.

O que é comércio?

O setor de comércio, assim como da prestação de serviços, também é muito abrangente pois inclui centenas de atividades ligadas à comercialização (compra e venda) de bens. Os bens que são comercializados pelo comércio, produzidos pelos setores primário e secundários, são classificados como bens materiais.

Estão incluídas no setor de comércio as atividades de compra e venda, tanto em atacado como em varejo.

No comércio varejista a venda de produtos é dirigida ao consumidor final do produto, já no comércio atacadista a venda é destinada a outras empresas que têm como atividade principal a revenda de bens.

Também é importante saber que no setor de comércio estão inclusos todos os tipos de empresas que envolvem a comercialização de bens, desde as pequenas empresas familiares até as multinacionais.

Leia mais sobre Atacado e Varejo.

Importância do setor terciário para a economia

O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda.

De acordo com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as atividades desenvolvidas pelo setor terciário nos últimos anos tiveram influência direta sobre o PIB do Brasil. Na última década o setor de comércio e serviços foi responsável pelo aumento de 7,5% do PIB nacional.

O desenvolvimento econômico do setor também é influenciado pelo seu relacionamento com os setores primário e secundário. As empresas destes dois setores são consumidoras dos seus serviços e produtos do setor terciário, especialmente das matérias-primas, fornecidos por ele.

Hipertrofia do setor terciário

Esta expressão é utilizada para designar o crescimento não planejado do setor terciário, fato que ocorre bastante no Brasil.

A hipertrofia do setor é responsável pelo surgimento de consequências de difícil controle e fiscalização, como o aumento das atividades informais, sem contratos de trabalho, garantia de direitos trabalhistas e sem regulamentação adequada.

Outra possível consequência da hipertrofia do setor terciário é a diminuição da produtividade ou a diminuição da qualidade dos produtos e dos bens que são oferecidos pelo setor.

Diferença entre setor terciário e terceiro setor

Apesar dos nomes parecidos as expressões setor terciário e terceiro setor não devem ser confundidas, pois não possuem o mesmo significado.

O setor terciário compreende o setor da economia que envolve as empresas ou pessoas que executam atividades de prestação de serviços ou de comércio. Assim, setor terciário é uma denominação referente a uma classificação econômica.

Já o terceiro setor se refere a organizações da sociedade civil ou a grupos que desempenham atividades sem fins lucrativos de fornecimento de serviços que originariamente deveriam ser oferecidos pelos governos.

Também se esquadram no terceiro setor as organizações que promovem atividades de trabalho voluntário e todas as organizações não governamentais, entidades sem fins lucrativos, fundações e outras entidades filantrópicas.

Controle das atividades executadas pelo terceiro setor

As atividades desenvolvidas pelas empresas e pelos prestadores de serviço que pertencem ao terceiro setor estão regulamentadas, em âmbito federal, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O órgão do Ministério que faz este trabalho é a Secretaria de Comércio e Serviços.

Funções da Secretaria de Comércio e Serviços

Entre outras funções, a Secretaria é responsável por criar e implementar políticas de incentivo, modernização e simplificação das atividades dos setores de comércio e de oferecimento de serviços. O objetivo destas normas é fornecer orientação e procedimentos que permitam que as atividades sejam executadas da melhor forma possível.

O órgão, de acordo com o Decreto que o criou (decreto federal nº 5.532/05), também é responsável por desenvolver métodos de análise e acompanhamento das principais tendências do setor, tanto no Brasil como no exterior.

Quais são os três setores da economia?

Além do setor terciário, que é focado no fornecimento de produtos e serviços aos consumidores, existem também dois outros setores: primário e secundário.

O setor primário realiza as atividades que são ligadas à extração e à exploração de recursos naturais. Outra função do setor primário é fornecer matéria-prima para as indústrias que fabricam os produtos que serão enviados ao comércio. O setor primário realiza atividades de agricultura, mineração, pecuária, pesca, entre outras.

Já o setor secundário é o responsável pela tarefa de produção e industrialização de produtos. É o ramo da economia que transforma as matérias-primas produzidas pelo setor primário em mercadorias que serão vendidas aos consumidores. Por exemplo: indústria de alimentos, de automóveis, têxtil, produtos eletrônicos e etc.

Veja mais sobre os significados de Terceiro Setor, ONG e Filantropia.

Data de atualização: 12/03/2019.