Significado de Assessor

O que é um Assessor:

Assessor é o mesmo que ajudante, auxiliador, assistente e conselheiro. É alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa.

Um assessor tem como função conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo alguém em questões relacionadas com a sua área de especialização. Um assessor pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, em entidades governamentais ou ONGs.

Alguns dos principais sinônimos de assessor são: auxiliar, acólito, ajudante, assistente, coadjutor, suplente, conselheiro, entre outros.

Acessor ou Assessor?

É comum encontrar erros em relação a grafia desta palavra. O modo correto de escrever é assessor (com "ss"). A forma "acessor" está incorreta.

Assessor de imprensa

Um assessor de imprensa é o profissional que trabalha na assessoria de comunicação, um importante setor presente na maioria das empresas e instituições, que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda.

O assessor de imprensa tem uma importante função na organização ou empresa, sendo responsável pelas estratégias de comunicação adotadas e pelas relações estabelecidas com os mídia.

Saiba mais sobre Assessoria de imprensa.

Assessor jurídico

O assessor jurídico é o profissional responsável pela assessoria técnica na área jurídica.

A assessoria jurídica pode ser feita em qualquer área, como: Direito Civil, Penal, Trabalhista, Previdenciário, Tributário e Administrativo.

São algumas funções de um assessor jurídico:

  • Fazer consultoria e orientação sobre leis e outras normas;
  • Atuar como advogado nos processos judiciais;
  • Decidir e orientar sobre o melhor encaminhamento jurídico;
  • Fazer pareceres e análises;
  • Fazer e analisar contratos, acordos ou convênios;
  • Acompanhar o andamento de processos judiciais;
  • Assessorar Juízes, Promotores e outros profissionais do Direito.

O assessor pode trabalhar em qualquer lugar que precise de assessoria na área jurídica, tanto em órgãos públicos, como em empresas privadas.

É previsto no Estatuto da Advocacia que a função de assessor jurídico só pode ser desempenhada por advogados que sejam inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Assessor comercial

Um assessor comercial (também conhecido como consultor ou assistente comercial) tem como objetivo o crescimento da empresa através de soluções na área comercial.

Normalmente, o assessor comercial deve ter bons conhecimentos de inglês, matemática e informática, áreas que vão ajudá-lo nas suas tarefas.

Algumas das funções de um assessor comercial são: 

  • comunicar com clientes;
  • analisar propostas de negócio;
  • conceder suporte logístico;
  • fazer relatórios e orçamentos, etc.

Veja também o significado de Assessoria.

Data de atualização: 02/02/2018. O significado de Assessor está na categoria: Geral