Significado de Check-in

O que é Check-in:

Check-in é uma palavra em inglês, que remete ao ato de dar entrada, abrir uma contaconfirmar presença em um local, registrar-se ou pedir o iniciamento de algum tipo de processo.

Normalmente, o check-in é o primeiro passo para poder realizar uma viagem aérea ou marítima, quando o passageiro se apresenta, entrega seus documentos e confirma a sua vaga na viagem.

O mesmo termo é bastante utilizado para designar o ato dos hóspedes que dão entrada em um hotel, pousada ou albergue (hostel), apresentando seus documentos e solicitando a estadia em quartos, pré reservados, por determinados dias. É no ato do check-in que os hóspedes recebem as chaves do apartamento ou quarto.

O check-in é uma etapa muito importante durante o processo de embarque aéreo, pois sem ele não existe a possibilidade de viajar de avião.

O oposto do check-in é o checkout oucheck-out, termo inglês usado para designar o ato de sair, fechar conta ou dar baixa em algum processo. Ao contrário do check-in, o checkout só é utilizado nos hotéis, quando os hóspedes devem pagar a conta e entregar as chaves do quarto na recepção.

Check-in nos hotéis

É no check-in que os hóspedes tem a sua primeira impressão sobre a qualidade do serviço e atendimento de um hotel.

check-in só é realizado quando o hóspede já realizou uma reserva antecipada no estabelecimento, caso contrário, o termo correto é walk-in (quando não há uma reserva efetuada antecipadamente pelo hóspede).

O que é early check-in?

É quando o hóspede faz check-in em um hotel antes do horário definido pelo estabelecimento para as entradas de novos hóspedes. Por exemplo, normalmente os hostéis fazem os check-insa partir das 14h, caso o hóspede chegue ao meio dia e haja a possibilidade de ser alojado no quarto antes da hora marcada na reserva, será feito um early check-in (do inglês, "dar entrada cedo").

Check-in nos aeroportos

Os check-ins para viagens aéreas são os mais comuns e devem ser feitos com no mínimo 1 hora de antecedência, em voos nacionais domésticos, e 2 horas antes em voos internacionais.

Para fazer o check-in, o passageiro deverá procurar o guichê da companhia aérea em que realizou a reserva da passagem, apresentar um documento de identidade com foto, o comprovativo de reserva da passagem e as bagagens (para serem despachadas e lacradas).

Hoje em dia, para evitar os atrasos ou filas nos guichês, as companhias aéreas disponibilizam a opção de check-in online, que pode ser feito através da internet, ou em "totens" (equipamentos espalhados pelos aeroportos que auxiliam no "auto check-in" dos passageiros).

Ver também:

Data de atualização: 18/12/2014. O significado de Check-in está na categoria: Expressões em Inglês