Significado de Conotação

O que é Conotação:

Conotação é o sentido que se dá a uma palavra ou expressão a partir de seu contexto. É a linguagem figurada, um estilo de falar ou escrever muito explorado poeticamente e também informalmente.

Saiba mais sobre o significado da linguagem figurada.

Quando se diz, por exemplo, que "Pedro está de quatro pela Paula", entende-se que Pedro está apaixonado por Paula, e não literalmente posicionado como um animal de quatro patas, como o sentido denotativo significaria. Ou seja, o conotativo de "estar de quatro" é estar apaixonado.

A linguagem conotativa é utilizada para ampliar o sentido de uma palavra ou expressão. Conotar é também dar novos significados, que saiam da linguagem formal e permitam mais entendimentos da língua. Muitas gírias e memes usam da conotação.

Entre os sinônimos para conotação temos as palavras sentido, significação, simbólico, alegórico, conceito, implicação. E também as expressões sentido figurado e sentido abstrato.

Quando a conotação de uma palavra tem sentido negativo diz-se que ela tem conotação pejorativa, ou seja, que seu significado deprecia aquilo ou aquele a que se trata. Assim como qualquer palavra no sentido conotativo, a conotação pejorativa vai depender do contexto. Por exemplo, a palavra "namoradinha" no sentido literal é o diminutivo de namorada e pode ser entendida de forma delicada e meiga. Já sua conotação em uma discussão pode ter um sentido negativo, de desdém em relação "àquela sua namoradinha".

A conotação positiva ocorre quando o sentido da palavra é agradável ou favorável, desperta sentimentos bons em relação a ela dependendo do contexto empregado. Uma mesma palavra pode ter uma conotação positiva para um grupo de pessoas, e ser negativa ou neutra para outros. 

A chamada conotação política ocorre quando determinada atitude de alguém ou de um grupo é compreendida a partir de possíveis usos políticos, como se houvesse vantagem eleitoral ou de interesses governamentais na ação. Ou seja, que teve um significado político e estratégico.

Conotação e Denotação

A diferença da conotação para a denotação é o sentido da palavra. A conotação tem o sentido figurado, é aquilo que se quer dizer a partir de um contexto. Enquanto que a denotação é o sentido literal, aquele que está no dicionário.
Um truque utilizado para lembrar da diferença dos dois é usando a primeira letra das palavras e seu significado: 

Conotação é o Contexto
Denotação é o que está no Dicionário

Exemplo de Conotação e Denotação

Conotação: "Ela tinha um olhar frio".
O frio aqui quer dizer que o olhar passa frieza, uma seriedade sem sentimentos.

Denotação: "Fazia muito frio na sala".
O frio aqui é no sentido literal, de clima gelado.

O significado de Conotação está na categoria: Língua Portuguesa