Significado de Conotativo

O que é Conotativo:

Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente. A expressão amplia o sentido da palavra e traz mais dramaticidade do que apenas "estar muito cansado".

O sentido conotativo, também chamado de conotação, é parte da chamada linguagem figurada em Língua Portuguesa. É um recurso muito explorado pela literatura, para dar mais expressividade às palavras e ampliar seus significados.

Por vezes, o sentido conotativo é responsável por encontrar um novo emprego para os vocábulos. Muitas gírias são criadas ao conotar uma palavra diferentemente do usual. Como o lacrou ou arrasou, de uso frequente na atualidade, e que encontram conotações bem diferentes das registradas nos dicionários.

Saibe mais sobre Conotação e Linguagem Figurada.

Conotativo e Denotativo

O sentido conotativo é aquele em que a palavra encontra significado a partir do contexto em que é empregada, é o sentido figurado. Enquanto que o sentido denotativo é o mesmo que encontramos no dicionário, o emprego original e literal da palavra.

Portanto, a linguagem denotativa é mais objetiva, direto ao sentido estreito do vocábulo ou expressão. Já na linguagem conotativa há mais espaço para interpretações ou associações.

Exemplos do sentido conotativo

Ela caiu de amores pelo cachorro de rua e trouxe-o para casa.

(Ela gostou muito do cachorro).

O investimento de Marcos foi mal sucedido e ele quebrou a cara.

(Ele obteve um resultado negativo, muito abaixo do esperado).

A Joana sempre arrasa na pista de dança.

(Ela dança muito bem, se destaca).

O Pedro achava que tinha um rei na barriga.

(Ele se comportava como se fosse alguém muito importante e digno de distinção).

Parece que a bateria da minha filha não acaba nunca!

(A criança é bastante agitada).

Data de atualização: 26/11/2016.