Significado de Conversa para boi dormir

O que é Conversa para boi dormir:

Conversa para boi dormir é uma expressão popular em português (do Brasil) utilizada quando se diz que alguém está de conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.

Uma conversa para boi dormir também pode ser uma que não é do seu agrado, e a pessoa que fala, tenta fingir que entende do assunto.

Em inglês, a expressão "conversa para boi dormir" é conhecida como “cock-and-bull story” (cuja tradução literal é "história do galo e boi).

Exemplo: "The teacher got mad at him because he arrived late every single day and always had the same cock-and-bull story" - A professora ficou com raiva dele porque todos os dias ele chegava atrasado e vinha com a mesma conversa para boi dormir.

Origem da expressão

A expressão "conversa para boi dormir" surgiu em uma época onde a pecuária era de suprema importância para a população local. O boi era considerado um dos animais mais importantes, tendo em conta que dele era possível se aproveitar quase tudo, com a excepção do berro.

Por este motivo, o boi tinha uma grande importância para os pecuaristas, que tratavam o animal quase como uma pessoa, e muitas vezes até conversavam com ele. Porém, não conversavam para o fazer dormir.

Em 1950, na copa do mundo, o Brasil venceu Espanha por 6 a 1 e quase 200 mil pessoas cantaram "Touradas em Madrid", música composta por Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha, que termina com este verso: “Queria que eu tocasse castanholas e pegasse um touro a unha/caramba, caracoles/não me amoles/pro Brasil eu vou fugir/ isso é conversa mole/ para boi dormir”.

O significado de Conversa para boi dormir está na categoria: Expressões Populares