Significado de Encher Linguiça

O que é Encher Linguiça:

“Encher linguiça” é uma expressão popular que significa enrolar, preencher um espaço vazio com embromação, ou seja, com informações irrelevantes e de nenhum interesse.

A expressão pode ser utilizada em várias ocasiões do cotidiano, como por exemplo numa prova acadêmica, numa conversa ou em todas as situações em que o conteúdo da informação é repetitivo, e que não ajuda a agregar um novo entendimento sobre o assunto discutido.

Geralmente, a expressão é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes ou questões sem a menor importância.

Popularmente, um indivíduo que “enche linguiça” também pode ser reconhecido como um sujeito que arranja qualquer assunto desinteressante para impressionar alguém ou "matar o tempo", geralmente homens tentando impressionar mulheres.

“Encher linguiça” também é utilizado no mundo acadêmico, uma expressão bastante comum entre os alunos que tentam ganhar pontos em uma prova ou exame com respostas nada objetivas, enrolando a respeito do conteúdo apenas para aparentar que escreveram mais linhas ou páginas.

Origem da expressão

Antigamente, apenas as pessoas mais ricas e nobres conseguiam comer carnes frescas e de boa qualidade. O restante da população tinha que se contentar com os restos.

Para aproveitar toda a carne “sem interesse”, as pessoas começaram a encher as tripas dos porcos com as carnes e gorduras de baixa procedência.

A partir deste costume, surgiu a expressão “encher linguiça”, remetendo a ideia de “encher um conteúdo com coisas sem qualidade, sem importância ou interesse”.

Saiba mais sobre o significado de outras expressões populares, como "Memória de elefante" e "Estômago de avestruz".

Data de atualização: 19/10/2015.