Significado de Morde e Assopra

O que é Morde e Assopra:

Morde e assopra é uma expressão popular utilizada para se referir ao comportamento de uma pessoa hipócrita e falsa, que age de modo incorreto e depois muda a sua atitude, repentinamente.

Quando se diz que determinado indivíduo “morde e assopra” significa que magoa os outros, com atos ofensivos, mas depois começa a querer agradar a pessoa anteriormente ofendida, pedindo desculpas e agindo como se nenhuma situação desagradável tivesse acontecido em outrora.

Origem da expressão “Morde e Assopra”

Acredita-se que inicialmente esta expressão tenha surgido a partir da observação feita sobre o comportamento dos morcegos.

Os morcegos são conhecidos por sugarem o sangue de suas vítimas, sem com que estas percebam. Na tentativa de explica este fato, antigamente as pessoas alegavam que o morcego assoprava a ferida feita nas suas presas para poder aliviar a dor.

No entanto, hoje em dia, sabe-se que a saliva dos morcegos tem características anestésicas, por isso que os animais não sentem dores enquanto são atacados por este mamífero voador.

“Morte e Assopra” – Novela

Em 2011, a TV Globo exibiu a telenovela “Morde e Assopra”, criação de Walcyr Carrasco e direção de Pedro Vasconcelos e Rogério Gomes.

A explicação do título está no fato do enredo principal da novela ser o conflito de relacionamentos. Neste contexto, muitas vezes as pessoas falam o que não devem, principalmente quando estão bravas, e depois querem se desculpar, ou até mesmo fingir que não fizeram nada.

Para saber mais sobre o significado de outras expressões populares, clique aqui.

Data de atualização: 23/08/2016.