Significado das Cores quentes e frias

O que são Cores quentes e frias:

Cores quentes e frias são cores que transmitem a sensação de calor ou de frio. Exemplos de cores quentes são o vermelho e laranja e de cores frias o azul e o verde.

As cores quentes e frias são muitas vezes usadas para causar sensações diferentes nas pessoas que as visualizam. Vários estudos comprovam que as cores têm um efeito psicológico nas pessoas e por esse motivo, diferentes cores são usadas para despertar sentimentos e estados de espírito.

Cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo remeter para a luz solar e calor estimulam, enquanto cores frias como o roxo, azul e verde são associadas ao mar e ao céu e têm o efeito de acalmar.

Descubra mais sobre o significado das cores vermelho, laranja, amarelo, roxo, azul e verde.

No design de interiores, as cores quentes costumam ser usadas em grandes salas para criar um ambiente mais acolhedor. Por outro lado, cores frias como o azul, violeta e verde são ideais para salas pequenas para criar a sensação que são maiores.

No contexto da maquiagem, cores quentes e frias são aplicadas dependendo do tipo de pele, que também pode ser classificada como pele quente, fria ou neutra.

Estudos na área do marketing indicam que certas cores são usadas estrategicamente em estabelecimentos comerciais para incentivar certas atitudes da parte dos consumidores. Por exemplo: em restaurantes de fast food, cores quentes incentivam as pessoas a comerem mais rápido e irem embora, dando lugar mais rapidamente a outros clientes.

Saiba mais sobre o conceito de marketing.

O significado das Cores quentes e frias está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Cores