Psicologia das Cores
Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções.
Este é um estudo psicológico que, junto com os conhecimentos da Teoria das Cores, ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.
Essa influência pode ser percebida sobretudo na área do Marketing e na Publicidade, onde cada detalhe é pensado para causar impacto no consumidor de uma determinada forma que o estimule a adquirir o produto ou serviço.
Em termos práticos, a simbologia das cores é fundamental para a composição do layout do produto. Quando são bem aplicadas, torna-se um atrativo no que diz respeito à aquisição e eficácia do material.
Significados das Cores na Psicologia
A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.
Cada um desses sentimentos é representado por uma cor, sendo que estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, segundo os estudos da psicologia.
Assim, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Vermelho
Essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, a vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho consegue estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo.
É uma cor usada para transmitir a sensação de alta intensidade e confiança. Entre as emoções relacionadas com esta cor, destaque para:
- raiva;
- paixão;
- ira;
- calor;
- perigo;
- violência;
- fúria;
- excitação.
Amarelo
Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. É considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.
Outra sensação associada a esta cor é o de conforto e felicidade. Entre alguns dos sentimentos que o amarelo também está relacionado, destaque para:
- sabedoria;
- alegria;
- otimismo;
- inveja;
- doença;
- idealismo;
- covardia.
Laranja
O laranja é uma cor secundária que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante.
A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja. Entre outros sentimentos relacionados a esta cor, destaque para:
- humor;
- energia;
- calor;
- extravagância;
- entusiasmo;
- amigabilidade.
Roxo
Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de "bloqueios criativos".
Além disso, a sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor.
O roxo ainda representa a imagem do sucesso, da nobreza e da riqueza. Entre outras relações, destaque para:
- erotismo;
- mistério;
- sabedoria;
- arrogância;
- sensibilidade;
- intimidade.
Azul
O azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.
Alguns dos sentimentos relacionados com o azul, segundo a psicologia das cores, são:
- lealdade;
- tranquilidade;
- harmonia;
- confiança;
- limpeza;
- frio;
- depressão.
Verde
Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress.
Entre os outros sentimentos que esta cor desperta, destaque para:
- perseverança;
- orgulho;
- boa sorte;
- juventude;
- generosidade;
- imaturidade;
- ciúme;
- meio ambiente.
Psicologia das cores: quais as características?
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las. Para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:
- Dimensão: a cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor.
- Peso: as cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. Conforme a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada.
- Iluminação: existem diferentes variações na absorção de luz, conforme a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado.
- Temperatura: as cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas "cores quentes", por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo "calor".
- Simbolismo: a transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, segundo as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida.
- Emoção: para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.
- Recordação: assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo.
As cores na sua individualidade ainda possuem um significado específico, que também é importante na hora da composição do layout do produto ou serviço.
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