Significado de Psicologia das Cores

O que é Psicologia das Cores:

Psicologia das Cores  A Psicologia das Cores se trata de um estudo aprofundado sobre como o cerébro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações.

Este é um estudo que, junto com os conhecimentos da Teoria das Cores, ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.

Veja mais sobre o significado da Teoria das Cores.

Esta influência pode ser percebida sobretudo no Marketing e na Publicidade, onde cada detalhe é pensado para que cause impacto no consumidor de uma determinada forma que o estimule a adquirir o produto ou serviço.

Em termos práticos, a simbologia das cores é fundamentais para a composição do layout do produto e quando são bem aplicadas, torna-se um atrativo no que diz respeito à aquisição e eficácia do material.

Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e portanto, se torna fundamental saber utilizá-las e para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:

Dimensão – Dependendo da cor utilizada, pode se ter a sensação de um ambiente mais espaçoso ou um ambiente menor.

Peso – As cores podem tornar, aparentemente, objetos mais pesados ou mais leves.

Iluminação – Basicamente absorver uma parte da luz que a cor recebe, de maneira que acaba refletindo uma outra.

Temperatura – Inconscientemente, as cores podem imprimir a ideia de quente e frio. Veja mais sobre este assunto aqui

Simbolismo – Representam um simbolismo totalmente subjetivo, para você pode representar uma coisa que varia de acordo com suas vivências.

Emoção – As cores desempenham um papel direto no nosso psiquismo, visto que, a partir delas podemos ativar sentimento e expressões.

Recordação – Muito ligado à emoção, a cor pode te remeter a um experiência vivida ou a um momento específico de sua vida.

As cores na sua individualidade também possuem um significado específico, que também é importante na hora da composição do layout do produto ou serviço.

Aprenda mais sobre o significado das cores.

O significado de Psicologia das Cores está nas categorias: Geral, Arte