Significado de Corpo ideal e Corpo real

O que é Corpo ideal e Corpo real:

Corpo ideal e corpo real são conceitos diferentes que definem as características da estrutura física do corpo humano.

A principal diferença entre um corpo ideal e um corpo real está precisamente nos fatores que os definem. O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.

Já o corpo real, consiste no “corpo natural” das pessoas, ou seja, as diferentes estruturas físicas e estéticas que existem, abrangendo as particularidades e características naturais do corpo de acordo com o ambiente em que este está inserido.

Ao contrário do corpo ideal, que segue uma "receita" que determina estereótipos físicos específicos, o corpo real não tem um padrão básico. Os corpos reais são caracterizados pelas particularidades inerentes de cada estrutura física, seja ela magra, alta, baixa, gorda, loira, morena e etc.

A indústria da moda é uma das principais impositoras da ideia do corpo ideal, conceito que é amplamente difundido através da mídia, principalmente em filmes, programas de televisão e etc.

As pessoas se submetem a diversas alternativas em busca do corpo ideal, desde dietas alimentares até cirurgias plásticas.

Ver também o significado do Corpo ideal masculino e do Corpo ideal feminino.

Data de atualização: 15/03/2016.