Significado de Evolucionismo Social

O que é Evolucionismo Social:

O evolucionismo social é uma teoria da antropologia que afirma que toda sociedade começa de forma primitiva e evolui ao longo do tempo. Segundo essa teoria, toda sociedade quando inicia possui uma forma de estar mais animalesca e aos poucos vai atingindo de forma lenta e progressiva o desenvolvimento, ficando assim mais civilizada.

teoria do evolucionismo, também conhecida como teoria evolucionista, é um conceito semelhante que defende que as espécies sofrem mutações que acabam por definir seus respectivos graus de evolução.

Ambos os conceitos tem por base a ideia de que a evolução é um processo que se dá de forma gradativa, porém, o evolucionismo social está subordinado à antropologia social, que considera a sociedade como um todo, ou seja, realiza uma análise através da observação tendo em conta cultura, hábitos, aspectos, etc.

Já a teoria do evolucionismo está subordinada à antropologia biológica, e considera que os organismos são capazes de sofrer alterações conforme as necessidades do meio exigem.

Charles Darwin e a teoria da evolução

Charles Darwin (1809 - 1882) foi o principal cientista responsável pela teoria evolucionista. Em 1831, ele embarcou em uma expedição ao redor do mundo, juntamente com o botânico John Stevens Henslow, a bordo de um navio inglês de nome Beagle. A expedição dos dois amigos teve uma duração de cinco anos (1831 – 1836) e durante esse período, Darwin teve a chance de realizar vários estudos e de observar várias espécies.

Ele concluiu que apesar de muitas das espécies serem semelhantes, com o passar do tempo elas sofriam mutações que poderiam se manter em gerações sucessivas. De certa forma, essas mutações influenciavam a continuidade das espécies e eram responsáveis pelo fato de umas se destacarem em relação a outras.

Apesar de não conseguir descobrir o porquê de essas mutações acontecerem, Darwin concluiu que, nesse processo de mutação, algumas espécies se tornavam mais fortes e eventualmente passavam a ter um maior índice de continuidade/sobrevivência futura. Surgiu então o conceito de seleção natural, que é um processo evolutivo no qual sobrevivem os mais fortes. Esse processo é um dos conceitos do darwinismo.

Veja mais sobre seleção natural e teoria da evolução.

Darwinismo

O darwinismo é um conjunto de ideias e conceitos relacionados ao evolucionismo nde a ideia principal é a de que sobrevivem as espécies mais fortes e/ou que melhor se adaptam ao ambiente. Essa linha de raciocínio teve influência direta no conceito de evolucionismo social, dando origem ao termo darwinismo social, que afirma que sobrevivem as sociedades mais fortes e/ou que melhor se adaptam ao ambiente. Lamentavelmente, esse conceito acabou por gerar uma série de problemas étnicos e xenófobos, visto que algumas sociedades passaram a se considerar superiores a outras.

Veja mais sobre darwinismo e evolucionismo.

Evolucionismo cultural

O evolucionismo cultural considera que o desenvolvimento das sociedades se dá a partir do crescimento e das alterações sofridas. Assim como no darwinismo social, isso gerou problemas entre diferentes etnias e nacionalidades pois tudo que se assemelhava à cultura europeia era considerado mais evoluído do que o que estava mais próximo da cultura primitiva.

Evolucionismo social e colonialismo

O evolucionismo social afirma que as sociedades evoluem ao longo do tempo, acreditando, com isso, que algumas se tornem superiores a outras. Essa ideia está diretamente ligada à prática do colonialismo, onde sociedades consideradas superiores exploram as ditas inferiores com a finalidade de fazer delas colônias.

Data de atualização: 23/03/2018. O significado de Evolucionismo Social está nas categorias: Geral, Filosofia

Significados Populares