Significado de Cultura erudita

O que é Cultura erudita:

Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico.

Também conhecida como "cultura de elite" ou "cultura superior", a cultura erudita requer o acúmulo de um conhecimento amplo prévio por parte do seu consumidor para que possa ser apreciada.

Ao contrário da cultura de massas (popular), a cultura erudita é restrita a um grupo reduzido de pessoas, normalmente classes sociais altas ou indivíduos que possuem um certo nível de instrução acadêmica, ou seja, uma elite mais intelectualizada. 

O motivo para esta preferência está no fato da cultura erudita evidenciar a elaboração da técnica e possuir um teor crítico. 

As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita. O consumo desse tipo de conteúdo artístico não costuma ser facilmente disponibilizado para as massas.

Saiba mais sobre o significado de Erudito.

Diferença entre cultura erudita e cultura popular

A cultura erudita é aquela formada a partir do estudo da técnica, de teorias, de investigações acadêmicas. Os seus produtos culturais visam as elites e grupos intelectualizados.

Já a cultura popular é espontânea, simples e de fácil acesso. É criada a partir das manifestações culturais típicas do povo de determinada região ou grupo.

Aprenda mais sobre a diferença entre cultura popular e cultura erudita.

O significado de Cultura erudita está na categoria: Geral