O que é Cultura Erudita
Cultura erudita, também chamada de alta cultura, é um conjunto de produtos culturais, predominantemente artísticos, produzidos com grande habilidade técnica, que buscam um ideal de beleza segundo padrões estéticos tradicionais.
Também conhecida como "cultura de elite" ou "cultura superior", a cultura erudita requer o acúmulo de um amplo conhecimento prévio por parte do seu consumidor para poder ser apreciada.
A origem da cultura erudita ocorre na antiguidade clássica, mais precisamente na Grécia Antiga. Naquela época, a educação era valorizada como uma forma de ascensão social e política, e o conhecimento era considerado uma ferramenta poderosa para exercer influência na sociedade.
Com o passar dos séculos, a cultura erudita se espalhou por todo o mundo ocidental, sendo preservada e aprimorada ao longo do tempo. Hoje em dia, ela é vista como uma forma de arte sofisticada e intelectualmente desafiadora, que demanda anos de estudo e dedicação para ser dominada.
Características da Cultura Erudita:
- Exige bastante conhecimento para ser devidamente usufruída. Portanto, é associada ao conhecimento e, consequentemente, à educação.
- É composta por obras de arte sofisticadas e intelectualmente desafiadoras, que usam técnicas e métodos refinados, muitas vezes desenvolvidos ao longo de séculos.
- É influenciada pela história e tradições culturais, incluindo a Antiguidade Clássica e o Renascimento, por exemplo.
- Costuma ser vista como elitista ou inacessível para muitas pessoas.
- Geralmente é executada e apreciada em ambientes formais, como museus, teatros e salas de concerto.
Exemplos de Cultura Erudita
Música clássica
A música clássica é uma variedade musical com origem na Europa surgida no século IX e que se desenvolve até os dias atuais. É caracterizada pela complexidade harmônica e melódica, sendo executada, frequentemente, por orquestras regidas por maestros. Sua execução é geralmente efetuada em ambientes específicos, como teatros e salas concerto, por exemplo.
Literatura
A literatura é uma forma de arte que utiliza a linguagem escrita para contar histórias, expressar ideias, emoções e transmitir conhecimentos. Abrange vários gêneros e estilos, como romances, contos, poesia, entre outros.
A arte possui uma longa história, remontando à Grécia Antiga. Apesar da antiguidade, continua a ser um meio importante de expressão artística até os dias atuais. É frequentemente associada à cultura erudita por ser objeto de estudo em escolas e universidades em todo o mundo.
Ópera
A ópera é uma forma de arte que combina música, teatro e dança para contar uma história. Surgiu na Itália no final do século XVI e é frequentemente executada em grandes teatros, com cantores e músicos ao vivo.
As obras são caracterizadas pelo uso intenso da voz humana, especialmente em tons elevados e emotivos. São geralmente produzidas e executadas em idiomas como o italiano, latim, alemão e francês.
Balé
O balé é uma forma de dança clássica que se originou na Itália, no século XV, durante o Renascimento. É caracterizado por movimentos graciosos, precisos e técnicas complexas que exigem muitos anos de estudo e prática.
A dança conta histórias através dos movimentos. É frequentemente executada com música clássica ao vivo, sendo realizada em grandes teatros.
Diferença entre Cultura Erudita, Popular e de Massas
A cultura erudita é aquela formada a partir do estudo da técnica, de teorias, de investigações acadêmicas. Os seus produtos culturais visam as elites e grupos intelectualizados.
Já a cultura popular é espontânea, simples e de fácil acesso. É criada a partir das manifestações culturais típicas do povo de determinada região ou grupo.
Por sua vez, á a cultura de massas é produzida em larga escala para um público heterogêneo, muitas vezes priorizando a popularidade em detrimento da qualidade artística.
Abaixo, apresentamos uma tabela ilustrando as principais diferenças entre esses tipos de cultura:
Tipo de cultura | Características | Exemplos |
---|---|---|
Cultura Erudita | Acesso restrito a um público mais escolarizado; valorização da tradição e da história; estudo e aprofundamento da arte; reconhecimento e valorização da qualidade artística. | Ópera, balé clássico, literatura clássica, teatro clássico. |
Cultura Popular | Acesso mais amplo ao público; valorização das tradições, costumes e crenças populares; transmissão oral; não necessariamente valoriza a qualidade artística. | Festas juninas, carnaval, música folclórica, lendas populares. |
Cultura de Massas | Acesso amplo e rápido ao público; produção industrial em grande escala; conteúdo de fácil compreensão e assimilação; busca pelo entretenimento e pelo lucro; não necessariamente valoriza a qualidade artística. | Programas de TV populares, música pop, filmes de Hollywood, livros best-sellers, jogos eletrônicos. |
Bibliografia:
- ELIOTT, T.S. Notas para uma Definição de Cultura. São Paulo: Perspectiva, 1988.
- ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Coimbra: Edições 70, 1982.
Saiba mais: