Significado de Deficiência visual

O que é a Deficiência visual:

A deficiência visual é caracterizada como o comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, que não consegue ser corrigida ou melhorada com o uso de lentes ou de tratamento clínico ou cirúrgico.

Este tipo de deficiência pode ser causada de duas maneiras, sendo a primeira de forma congênita, como alguma má formação ocular e algumas doenças oculares hereditárias, como glaucoma.

Já a segunda pode ser de forma adquirida, como traumas oculares, a degeneração senil das córneas e até mesmo alterações relacionadas à hipertensão arterial ou ao diabetes podem ser causas da deficiência visual.

Ela pode ser identificada através da observação de ações como o desvio de um dos olhos, o não reconhecimento visual de objetos e pessoas, baixo aproveitamento escolar e atraso no desenvolvimento.

Normalmente, ela pode ser dividida em dois grupos principais:

  • O grupo da visão subnormal ou de baixa visão, quando a perda é leve, moderada, severa ou profunda e provoca uma diminuição das respostas visuais, mesmo após tratamento e/ou correção ótica;
  • Grupo da cegueira, quando há ausência total da resposta visual.

O diagnóstico de deficiência visual pode ser feito muito cedo, exceto nos casos de doenças degenerativas como a catarata e o glaucoma, que evoluem com o passar dos anos.

Tipos de deficiência visual

De acordo com os critérios da organização Mundial da Saúde (OMS), os diferentes graus da deficiência visual podem ser classificados em:

Baixa visão

Esta classificação também compreende os graus leve, moderada ou profunda. Ela pode ser compensada com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios e com o auxílio de bengalas e treinamentos de orientação.

Próximo à cegueira

Quando a pessoa ainda é capaz de distinguir luz e sombra no campo visual, mas já emprega o sistema braile para ler e escrever e utiliza recurso de voz para acessar programas eletrônicos e digitais. Estas pessoas locomovem-se com o auxílio de bengala e precisam de treinamentos de orientação e mobilidade.

Cegueira

Quando de fato não existe qualquer percepção de luz e sombra. Nestes casos, o sistema braile, o uso da bengala e os treinamentos de orientação e mobilidade são fundamentais.

Deficiência visual na escola

No ambiente escolar, a própria escola pode recomendar aos pais e responsáveis que procurem fazer o exame de identificação da deficiência visual nos alunos.

Este exame é recomendado sempre que se notar comportamentos relacionados à dificuldade de leitura, dor de cabeça e dificuldade no aprendizado por conta da visão.

Quando o aluno já é diagnosticado com algum tipo de deficiência visual, ele tem o direito de usar materiais adaptados, como livros em braile e outros tipos de recursos que os ajudem a ter um aprendizado adequado.

A alfabetização realizada em braile nas crianças com cegueira total ou graus severos de deficiência visual é simultânea ao processo de alfabetização das demais crianças na escola, mas com o suporte essencial do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo com o decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, o Estado tem o dever de oferecer apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado à alunos com deficiência esteja presente em toda a rede pública de ensino. Mas cabem ao gestor da escola e às secretarias de educação a administração e o requerimento dos recursos para essa finalidade.

Veja também o significado de Deficiência e Deficiência Intelectual.

Data de atualização: 07/11/2017. O significado de Deficiência visual está nas categorias: Geral, Medicina