PcD
A sigla PcD significa pessoa com deficiência. Identifica as pessoas que tenham algum tipo de deficiência, que pode ser de nascimento ou adquirida durante a vida.
A sigla começou a ser usada em 2006, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a Convenção sobre dos Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas.
Antes disso, usava-se a expressão “portador de deficiência”, que não é considerada adequada, pois destacava mais a deficiência do que a condição humana.
O que é uma deficiência?
A deficiência é uma limitação física, intelectual, visual ou auditiva que dificulta a realização de atividades, em comparação com pessoas sem deficiência.
Pode ser de nascimento (quando a pessoa já nasce com a deficiência) ou adquirida (quando um acontecimento causa a deficiência, como uma doença ou acidente).
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% da população brasileira é PcD.
Mundialmente, esse índice é de cerca de 10%, de acordo com dados da ONU:
- deficiência física: 2%;
- deficiência visual: 0,7%;
- deficiência auditiva: 1,3%;
- deficiência intelectual: 5%;
- deficiência múltipla (mais de uma deficiência): 1%.
O que define uma pessoa com deficiência (PcD)?
É uma PcD quem tem uma dessas limitações (física, intelectual, visual ou auditiva). Se uma pessoa tiver mais de um tipo de deficiência, chamamos de deficiência múltipla.
A lei brasileira define a deficiência como:
"um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Lei n.º 13146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Quais os tipos de deficiência?
1. Deficiência física
A deficiência física é alguma característica (natural ou adquirida) que dificulta a mobilidade de uma pessoa. Pode ser de muitos tipos, com origens variadas e mudam o funcionamento de uma parte do corpo.
Cada tipo de deficiência física vai apresentar diferentes dificuldades para a PcD, as principais são na capacidade de locomoção.
Alguns tipos de deficiência física são:
- amputação: perda ou falta de um membro (de perna ou braço);
- malformação congênita: deficiência na formação de um órgão;
- nanismo: deficiência de crescimento, a altura média dos adultos é 1,20 m,
- paraplegia: paralisia da parte inferior do corpo, principalmente o movimento das pernas e pés;
- paralisia cerebral: lesão ou má-formação do cérebro;
- tetraplegia: paralisia e perda dos movimentos dos membros superiores e inferiores (braços e pernas).
2. Deficiência intelectual
Na deficiência intelectual (mental) a pessoa tem algum grau de comprometimento ou perda da capacidade intelectual, que fica abaixo do que é considerado normal para sua idade e desenvolvimento esperado.
Dependendo do tipo de deficiência, algumas habilidades podem ser prejudicadas, como: capacidade de comunicação, adaptação, controle de emoções, interação social, aprendizagem ou capacidade para o trabalho.
Existem muitos tipos de deficiências mentais que podem se apresentar em diferentes graus (leve, moderado, severo ou profundo), variando de pessoa para pessoa. Alguns tipos são:
- Síndrome de Angelman;
- Síndrome de Asperger;
- Síndrome de Down;
- Síndrome de Prader-Willi;
- Síndrome de Tourette;
- Síndrome de Williams;
- Síndrome do X frágil;
- Transtorno o Espectro Autista (autismo).
O diagnóstico feito ainda na infância e o atendimento adequado à deficiência (médico e educativo) podem garantir que a criança desenvolva algumas habilidades e melhore suas capacidades.
3. Deficiência visual
É a perda da capacidade de visão, e pode ser completa ou parcial.
A perda total ou quase total da visão também é chamada de cegueira. Já a baixa visão acontece quando o olho ainda conserva parte da capacidade visual.
Os tipos mais comuns de deficiência visual são:
- cegueira: perda total ou parcial da visão que compromete a capacidade de leitura e escrita;
- baixa visão: quando existe a perda de pelo menos 30% da visão no olho menos comprometido, mas ainda se conserva alguma capacidade visual (pode se apresentar em níveis bem variáveis);
- visão monocular: ocorre quando a cegueira atinge um dos olhos.
Leia mais sobre a deficiência visual.
4. Deficiência auditiva
A deficiência auditiva é a perda total ou parcial da capacidade de audição. Pode ser de dois tipos:
- unilateral: atinge somente um dos ouvidos;
- bilateral: a perda de audição acontece nos dois ouvidos.
Uma pessoa é considerada deficiente auditiva quando a perda da audição é de no mínimo 41 decibéis. A análise da quantidade da perda deve ser feita por um médico.
Existe diferença entre as siglas PcD e PNE?
PcD significa pessoa com deficiência e PNE quer dizer pessoa com necessidades especiais. As expressões não são sinônimas porque identificam diferentes tipos de pessoas.
Uma pessoa com deficiência (PcD) tem uma (ou mais de uma) das deficiências conhecidas: física, intelectual, visual ou auditiva.
As PNE têm uma necessidade específica (especial) e até podem ter alguma deficiência, mas isso não é regra.
Um idoso, por exemplo, é uma pessoa com necessidades especiais pela sua condição (idade). Por conta disso, ele pode desfrutar de alguns direitos, como atendimento prioritário e assentos reservados nos transportes públicos.
O conceito de pessoas com necessidades especiais também inclui situações temporárias, como uma mulher grávida. Enquanto estiver nessa situação, ela também terá direito a usufruir de prioridades de atendimento.
Veja também: deficiência.