Significado de Desmatamento

O que é Desmatamento:

Desmatamento ou desflorestamento é a retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de uma região.

DesmatamentoO principal motivo que leva ao desmatamento de uma determinada área é o econômico, pois existem algumas madeiras de extremo valor comercial, que são exploradas de modo inconsequente, sem com que haja um reflorestamento.

A utilização do solo para a pecuária e agricultura também é um exemplo que impulsiona a pratica do desmatamento por agricultores de pequeno, médio e grande porte.

Outra atividade que promove o desmatamento é a mineração, além da construção de barragens hidroelétricas, responsáveis pela destruição de grandes territórios de vegetação natural.

A urbanização e crescimento das cidades faz com que grandes áreas verdes sejam desmatadas. A necessidade de expandir os polos industriais, de construir novos condomínios residenciais e estradas para acompanhar o aumento demográfico, também ajuda no processo de desmatamento.

Consequências do desmatamento

O desmatamento gera consequências em termos globais, pois além de ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa no planeta, também destrói o habitat natural de várias espécies de animais, provocando, consequentemente, a extinção da fauna e flora da região indevidamente explorada.

Ver também sobre o significado de animais em extinção e do Efeito Estufa.

Como alternativa para amenizar os efeitos causados pelo desmatamento, organismos e instituições de proteção ambiental incentivam a pratica do reflorestamento, ou seja, plantar árvores e demais vegetações em substituição aos que foram retirados de determinada localidade.

Saiba mais sobre o significado de Reflorestamento.

Desmatamento no Brasil

O processo de desmatamento das florestas brasileiras começou desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil.

A exploração do pau-brasil, madeira de alto teor comercial para os portugueses no século XVI, foi o grande motivador do início do desmatamento no país.

A Mata Atlântica brasileira foi a primeira grande “vítima” deste desmatamento, sendo que atualmente, apenas cerca de 8% desta vegetação permanece original.

Desmatamento da Amazônia

A floresta amazônica é uma das atuais grandes preocupações dos grupos de defensa do meio ambiente, como o Greenpeace, o Desmatamento Zero e o WWF.

A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do planeta, apelidado de “pulmão do mundo”, devido a intensa quantidade de árvores que ajudam a produzir oxigênio para a atmosfera, através da fotossíntese.

No entanto, com a exploração ilegal de madeiras (como o mogno, por exemplo) e criações de atividades ligadas à mineração e agropecuária na região, milhares de hectares de floresta nativa já foram devastados por queimadas e derrubada de árvores.

Existem projetos (como o "Desmatamento Zero), que visam criar leis específicas para a punição severa contra as pessoas e empresas que praticam o desmatamento em áreas de mata nativa.

Ver também o significado de Amazônia Legal.

Data de atualização: 25/09/2019.