Significado de Poluição ambiental

O que é Poluição ambiental:

Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos ao meio ambiente. É a introdução na natureza de substâncias nocivas à saúde humana, aos outros animais e ao próprio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

A poluição ambiental representa a degradação do solo, das águas e do ar, o que compromete a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.

A humanidade depende da disponibilidade dos recursos naturais do planeta, e essa difícil conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade tem despertado o mundo para a progressiva redução da poluição ambiental.

Poluição atmosférica

A poluição da atmosfera é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e também um dos que mais causam danos à saúde humana. A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e partículas na atmosfera, causando o desequilíbrio dos já existentes.

Os principais poluentes lançados na atmosfera são:

  • Monóxido de carbono: produto da queima dos combustíveis;
  • Dióxido de enxofre: produto da combustão do enxofre presente nos combustíveis tóxicos;
  • Monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio: resultantes de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico;
  • Chumbo: que costuma ser adicionado à gasolina para aumentar a octanagem;
  • Dióxido de carbono (CO2): produto de qualquer matéria orgânica. Embora encontrado naturalmente na atmosfera, quando lançado em excesso provoca desequilíbrios.

A chuva ácida, o efeito estufa, a inversão térmica, a ilha de calor, a destruição da camada de ozônio, são algumas das consequências da poluição do ar atmosférico.

Saiba mais sobre a Poluição atmosférica.

Poluição das águas

A poluição das águas é a contaminação dos recursos hídricos do planeta, uma verdadeira ameaça à vida. As fontes de água doce, as mais vitais para os seres humanos, são as que mais recebem poluentes. Muitos lugares do planeta correm o risco de ficar definitivamente sem água.

Nas grandes aglomerações urbanas, o problema da poluição das águas atinge proporções catastróficas, onde uma infinidade de fontes poluidoras, tanto na forma de esgotos domésticos como de efluentes industriais, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos são despejados nos rios, lagos e oceanos.

A poluição do lençol freático, que são as águas subterrâneas, com pesticidas usados na agricultura e com o chorume dos lixões é também uma tragédia ecológica, que causa a poluição dos mananciais.

Ver também

Data de atualização: 08/10/2018. O significado de Poluição ambiental está na categoria: Geral