Significado de Reflorestamento

O que é Reflorestamento:

Reflorestamento é a atividade ou ação ambiental de plantar árvores e vegetações em zonas que foram desmatadas, seja por força da natureza (incêndios e tempestades) ou por influência humana (queimadas, construções de barragens, exploração mineral ou madeireira e etc).

O termo reflorestamento só pode ser utilizado quando a ação é de replantar, ou seja, plantar novamente em um lugar em que já existiam vegetações outrora.

Pode acontecer de forma espontânea ou planejada, ou seja, de maneira natural ou por uma ação criada para reflorestar uma região ou uma espécie de vegetação.

O reflorestamento pode ter objetivos variados, como: recuperação de uma espécie nativa, preservação de um ecossistema ou diminuição dos efeitos nocivos da poluição e do aquecimento global.

Importância do reflorestamento

O reflorestamento traz diversos benefícios para o meio ambiente. Veja alguns deles:

  • É importante para o processo de fotossíntese,
  • Melhora a qualidade do ar e equilibra os níveis de CO2 no ambiente (dióxido de carbono),
  • Ajuda a diminuir a temperatura do ambiente,
  • Recupera e preserva a biodiversidade regional,
  • Auxiliar na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

ReflorestamentoÁrea de reflorestamento com eucaliptos.

Reflorestamento e arborização

Uma das ações mais comuns do reflorestamento é a arborização, técnica que consiste no plantio de árvores em zonas que não possuíam, há muito tempo, vegetações. Normalmente, esta prática acontece em grandes centros urbanos, onde não existem mais "áreas verdes".

A arborização, como alternativa de reflorestamento, melhora a qualidade do ar, auxiliando no bem-estar da população local, que sofre com a constante poluição das grandes cidades.

O reflorestamento é primordial para esse processo de "purificação do ar". Um grande número de árvores e vegetações, através da fotossíntese, ajuda a remover o gás carbônico da atmosfera. Esse processo liberta mais oxigênio e evita a intensificação do efeito estufa no planeta.

Saiba mais sobre a fotossíntese.

Reflorestamento de espécies nativas

O reflorestamento de espécies nativas é especialmente importante para o meio ambiente, pois a ação ajuda na recuperação e na preservação dos ecossistemas. O objetivo é preservar espécies ameaçadas de extinção.

Para que o reflorestamento das espécies nativas seja bem-sucedido, é preciso conhecer a região e identificar quais são as espécies que pertencem ao bioma. O Brasil possui seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Leia mais sobre os biomas brasileiros e conheça: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Reflorestamento no Brasil

No Brasil, o Código Florestal criado a partir do Decreto de Lei nº 4.771/65, determina a legislação responsável pelo florestamento e reflorestamento em território brasileiro, determinando também as medidas punitivas para o descumprimento das leis.

A região amazônica, principalmente, é uma das que mais sofre com os desmatamentos e queimadas criminosas.

Leia também sobre Amazônia Legal e Amazônia Internacional.

Ações de reflorestamento são incentivadas por políticas governamentais e por ONGs (Organizações Não Governamentais). O objetivo é conscientizar empresários, madeireiros e a população sobre a importância do reflorestamento para a preservação do meio ambiente.

Veja também os significados de desmatamento e extrativismo.

Data de atualização: 05/09/2019.