Significado de Impacto Ambiental

O que é Impacto Ambiental:

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

O conceito de impacto ambiental é definido no Brasil pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O órgão federal fala em interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente levadas como resultado do sistema produtivo humano, que tem consequências na saúde, segurança, bem-estar da população, seja entre os seres humanos como também nos biomas.

A medição do impacto ambiental é feita por profissionais da área de gestão ambiental, geologia, entre outros campos de estudo afins. A precisão de um impacto ambiental não é possível de ser feita pois o meio ambiente é um sistema complexo. É possível fazer algumas estimativas, através do EIA (estudo de impacto ambiental) e RIMA (relatório de impacto ao meio ambiente).

Grande parte das atividades econômicas implica um impacto ambiental. Indústrias energéticas e mineradoras (por exemplo: uma central hidrelétrica ou de mineração) causam um impacto ambiental acentuado. Os resíduos resultantes das indústrias são normalmente eliminados de três formas: na água, na atmosfera ou em áreas isoladas.

A indústria do petróleo pode ter um impacto muito negativo nos trabalhadores da indústria (através de explosões e acidentes químicos), mas também na fauna, quando ocorrem vazamentos. Além disso, em muitas ocasiões, a poluição do meio ambiente provoca a poluição dos alimentos, sendo um risco grave para a saúde das populações. Como a exploração deste recurso é de alto risco e cria impactos ambientais, é necessário uma licença ambiental, que impõe algumas medidas para reduzir esses impactos.

O impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente.

Tipos de Impacto Ambiental

Além de estarem divididos entre positivo e negativo, os impactos ambientais ainda são classificados por critérios como o tempo e a extensão do impacto.

  • Direto: Também pode ser chamado de impacto ambiental de primeira ordem, e ocorre quando a relação de causa e consequência é simples.
  • Indireto: Chamado igualmente de impacto de segunda ordem (ou terceira, quarta, enésima…) e é a ação consequência de uma cadeia.
  • Local: Como o nome mesmo diz, quando é restrito a um único ambiente onde foi deflagrado.
  • Regional: quando atinge mais lugares na região.
  • Global: São os impactos de proporções mundiais.
  • Estratégico: Quando afeta um ecossistema ou recurso ambiental fundamental em outras estruturas.
  • Temporário: Ocorre quando o impacto ocorre por um tempo determinado.
  • Permanente: Quando a manifestação dos efeitos do impacto não há como ser controlada.
  • Cíclico: Que é sazonal, e volta de tempos em tempos.
  • Imediato: quando o efeito é instantâneo à ação.
  • Médio Prazo e Longo Prazo: quando não acontecem de forma imediata, e demoram de médio a um longo tempo para impactar.
  • Reversíveis: que é possível mudar seu curso, impedir maiores desastres ambientais e voltar à formação mais próxima da original.
  • Irreversíveis: quando não é possível recuperar.

Impacto ambiental positivo

Um impacto ambiental positivo ou benéfico consiste no resultado de uma norma ou medida que seja melhor para o meio ambiente. A recuperação de rios e matas têm um impacto ambiental positivo. A construção de uma barragem pode também ter um impacto positivo na fauna e flora de uma determinada região.

Impacto ambiental negativo

O impacto ambiental negativo é o mais conhecido e com maior repercussão. É aquele que causa danos ao meio ambiente em função da atividade humana, e não uma simples mudança que pode ser compensada mais à frente.

Exemplos de Impacto Ambiental

  • Erosão do solo causado pela atividade agropecuária
  • Poluição do solo por descarte irregular de resíduos
  • Poluição dos rios por matérias tóxicas provenientes das indústrias
  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Descarte de dejetos agrícolas em rios e lagos
  • Esgoto doméstico em rios e afluentes, que chegam até os oceanos e mares

Impacto ambiental no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pela legislação e emissão de medidas relacionadas com o meio ambiente é o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). No contexto federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é responsável pelo cumprimento das normas legais estabelecidas pelo Governo para o meio ambiente.

No Brasil, os acidentes que causaram maior impacto ambiental negativo ocorreram em oleodutos da Petrobras e resultaram em vazamentos na Baía da Guanabara e no Paraná. Para minimizar os efeitos e prevenir futuros acidentes, a Petrobras criou o Programa Pégaso (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional), que promove pesquisas para a criação de formas eficazes para a limpeza de zonas afetadas por vazamentos. Uma iniciativa governamental para reduzir o impacto negativo de vazamentos é a Recupetro (Rede Cooperativa em Recuperação de Áreas Contaminadas por Atividades Petrolíferas).

Um dos maiores impactos ambientais no Brasil é o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, em decorrência de atividades como a extração da madeira e da expansão dos territórios urbanos, respectivamente.

Também percebe-se no Brasil a destruição e alteração dos mangues e dunas, estrago do cerrado e sertão nordestino, que causaram a seca e migração de parte da fauna.

Um recente caso de grande impacto ambiental no Brasil foi o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais. Era uma barragem de rejeitos da extração de minério de ferro, e ao romper-se atingiu a bacia hidrográfica do Rio Doce, que se estende por 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Este é considerado o maior desastre socioambiental brasileiro e ocorreu no dia 05 de novembro de 2015.

O significado de Impacto Ambiental está na categoria: Geral