Significado da Preservação do meio ambiente

O que é a Preservação do meio ambiente:

A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

Devido ao atual modelo econômico, baseado em elevados níveis de consumo, o ser humano tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna no planeta, ocasionando desequilíbrios ambientais irreversíveis.

Excesso de produção de lixo, contaminação das águas dos oceanos e rios, poluição do ar, efeito estufa e mudanças climáticas são apenas alguns exemplos das consequências da degradação ambiental em curso.

Em decorrência desses desequilíbrios, diversas espécies de animais estão em extinção ou correm o risco de serem extintas. Dessa forma a biodiversidade do planeta é alterada, colocando em risco o futuro das próximas gerações.

Diante desse cenário, ações de preservação da natureza tornam-se indispensáveis, tanto por parte dos governantes, que devem estabelecer regras e limites para a utilização dos recursos naturais, como de cada um dos indivíduos no seu dia-a-dia.

Como preservar o meio ambiente?

Para a conservação da natureza e garantia da sustentabilidade é preciso que se criem normas e políticas públicas que previnam a degradação, tanto em escalas locais como em nível internacional.

Atualmente, diversos acordos e tratados internacionais são firmados entre os países com o intuito de reduzir a produção de lixo, a poluição, a emissão de gases do efeito estufa e a degradação das florestas.

Um dos exemplos dessas ações é o Protocolo de Kyoto, assinado por países pertencentes à Organização das Nações Unidas com o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, que intensificam o aquecimento global.

Mas além das medidas adotadas pelos organismos internacionais e governamentais, todos os indivíduos podem contribuir para a preservação do meio ambiente a partir de algumas mudanças nas suas práticas diárias.

Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global e Kyoto.

Confira algumas dicas de como você pode contribuir para a preservação ambiental:

  1. Economize água: você pode economizar a água com cuidados simples, como evitar torneiras abertas ou banhos longos. Além disso, é possível otimizar o uso da água com a utilização de um sistema de captação de água da chuva, por exemplo.
  2. Separe o lixo: separar o lixo é uma forma muito eficiente de contribuir para que os materiais reciclados sejam encaminhados para pontos de reciclagem e se tornem matéria-prima para outros produtos ao invés de lixo.
  3. Faça compostagem: você pode fazer a compostagem dos lixos orgânicos que produzir, assim além de diminuir a quantidade de lixo eliminada, você terá um excelente composto orgânico para colocar nas suas plantas.Compostagem
  4. Economize energia elétrica: utilize a energia elétrica apenas quando necessário, apague as luzes quando não estiver nos ambientes e ligue os aparelhos eletrônicos apenas quando estiver usando. Aproveite a luz natural do sol e substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos.
  5. Evite utilizar o carro: sempre que possível faça seus trajetos de bicicleta, a pé ou de ônibus. A queima do combustível elimina dióxido de carbono no ar, que é um gás do efeito estufa que contribui para a intensificação do aquecimento global.
  6. Reutilize e compre apenas o necessário: evite comprar produtos que já possui ou que podem ser adquiridos de segunda mão. Além disso, antes de fazer uma compra, pense se realmente precisa daquele objeto, muitas vezes compramos sem necessidade.
  7. Respeite as leis ambientais: as leis ambientais determinam as áreas de proteção ambiental e os períodos permitidos de pesca, por exemplo. Pescar em épocas de reprodução pode levar à extinção de espécies e consequentemente, desequilíbrios ambientais.Pesca
  8. Colete o óleo de cozinha: nunca jogue o óleo de cozinha na pia! Além de causar o entupimento dos canos, quando não há esgotamento adequado, o óleo pode chegar aos rios e provocar a contaminação da água. Reserve o óleo usado em uma garrafa e depois leve até os pontos de coleta de óleo.
  9. Prefira empresas com compromisso ambiental: quando for adquirir um produto, pesquise sobre a empresa e evite contribuir com corporações que poluem ou não fazem o adequado descarte dos resíduos que produzem.
  10. Reduza o consumo de carne bovina: a produção de carne bovina, além de exigir um elevado consumo de água, provoca a emissão de gás carbônico (CO2) e metano (CH4), que intensificam o efeito estufa e elevam a temperatura do planeta.

Saiba mais sobre dióxido de carbono e efeito estufa.

Importância da preservação ambiental

Preservar o meio ambiente é preservar a vida, não apenas dos seres humanos, mas de todas as espécies existentes. Afinal, se os recursos naturais não forem utilizados de maneira sustentável, as próximas gerações são colocadas em risco.

Além disso, a poluição do ar e da água, a contaminação do solo e o uso excessivo de fertilizantes já são responsáveis por problemas de saúde, como doenças respiratórias, pulmonares, cardíacas e câncer.

Veja também o significado de poluição, biodiversidade e ecossistema.

Data de atualização: 23/10/2019.