Significado de Preconceito linguístico

O que é o Preconceito linguístico:

Preconceito linguístico é a discriminação existente entre os falantes de um mesmo idioma, onde não há o respeito pelas variações linguísticas, como sotaques, regionalismos, dialetos, gírias e demais diferenças da fala de determinado grupo.

Como preconceito linguístico entende-se qualquer forma de julgamento depreciativo contra o modo como alguém fala, principalmente pelo fato desta ter características regionais, históricas, culturais ou sociais que influenciam na sua estruturação.

A língua é dinâmica e mutável e está em constante desenvolvimento, se adaptando aos seus falantes. Afinal de contas, o principal objetivo da linguagem é a comunicação entre as pessoas de um mesmo grupo.

Talvez, um dos principais motivos para o fortalecimento do preconceito linguístico seja a confusão histórica formada entre a língua e a gramática normativa. Esta última serve como um mecanismo para ordenar o idioma, no entanto não abrange as expressões populares, as gírias e os regionalismos que, mesmo não constando na gramática, não podem ser considerados modos incorretos da fala.

Todos os idiomas apresentam as suas gramáticas normativas, assim como diferentes variações linguísticas que se formam de acordo com uma série de fatores influenciadores, como a região, a faixa etária, o grupo social, aspectos culturais e demais fatores culturais dos seus falantes.

Preconceito linguístico no Brasil

O Brasil é um país com dimensões continentais e com uma imensa pluraridade cultural que, naturalmente, se reflete nas diversas variações linguísticas que existem nas diferentes regiões.

Infelizmente, por culpa da educação linguística unicamente pautada na gramática normativa e da influência maquinal dos meios de comunicação em massa, o Brasil sofre com um intenso preconceito linguístico entre os seus nacionais. 

Por exemplo, o modo particular como as pessoas que habitam regiões interioranas falam é alvo de piadas por parte dos habitantes das grandes cidades. Assim como, normalmente, o sotaque nordestino costuma ser desvalorizado em comparação com o do sulista ou paulista, estes tidos como os mais "corretos".

Quando se fala em expressões regionais, gírias e demais variações linguísticas, não é correto dizer que existe um modo "certo" e outro "errado" de se expressar.

É preciso ter a consciência da importância da gramática para a preservação da ordem do idioma, mas também levar em consideração o fato da língua ser "mutável" e passível de constantes alterações, de acordo com o contexto social, histórico e regional da população falante.

Saiba mais sobre o significado de Preconceito.

O significado de Preconceito linguístico está na categoria: Língua Portuguesa