Água Destilada

O que é a água destilada:

Água destilada é o estado puro da água, sem misturas com outras substâncias e microrganismos. A sua obtenção é feita através do processo da destilação. Mesmo sendo uma água limpa, a sua ingestão não é recomendada.

A água destilada não é indicada para o consumo, no entanto, pode ter diversas outras aplicações, principalmente para atividades laboratoriais, para a fabricação de remédios e no tratamento de algumas doenças, devido o seu efeito diurético e depurativo.

Por estar na sua forma pura, a água destilada é composta pela fórmula química H20 (dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio).

A água destilada não é indicada para o consumo justamente por ser totalmente pura, visto que é essencial para o organismo dos seres vivos a ingestão de alguns minerais para manter o equilibro das funções corporais, e são adicionados a água durante os processos de tratamento. Por isso, o indicado para consumo é a água mineral potável, que reúne os principais minerais para garantir a saúde, como o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio, por exemplo.

Caso o indivíduo resolva consumir água destilada (mesmo não sendo indicado), este deverá estar atento aos níveis de minerais e íons essenciais que ingere através de outros alimentos diariamente, para haver um correto funcionamento do seu organismo.

Como é feita a água destilada

A água destilada é obtida através de um processo de purificação chamado destilação. Existem diversos métodos, mas basicamente, para haver o destilamento da água, esta precisa ser aquecida até que se inicie a vaporização ou ebulição da mesma. Depois, o vapor de água liberado precisa ser condensado, para que a água possa voltar a ser recolhida em forma líquida.

Após a sua vaporização e condensação, a água resultante está no estado destilado e livre de qualquer outra substância que possa ter sido misturada a ela originalmente.

Esquema de destilação

Veja também: ebulição, condensação e água mineral.