Significado de Dióxido de Carbono (CO2)

O que é Dióxido de Carbono (CO2):

Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.

A atmosfera, camada de proteção da Terra, é formada por uma mistura de gases, entre eles, o nitrogênio que compõe 78,08% do ar, o oxigênio que compõe 20, 94% e o dióxido de carbono que compõe apenas 0,03% do ar atmosférico.

O dióxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, pois forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe no espaço, o que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência da vida na terra.

Como outros gases, o gás carbônico pode passar para o estado líquido ou para o estado sólido, se submetido a altas temperaturas negativas. O gás carbônico sólido, o chamado gelo seco é usado na refrigeração de vários alimentos, em extintores de incêndio e em efeitos especiais.

O dióxido de carbono é o gás usado, em refrigerantes, águas gaseificadas e também na composição de comprimidos efervescentes, responsável pela formação das bolhas que se desprendem desses produtos.

Fontes emissoras do dióxido de carbono

O dióxido de carbono, além de entrar na atmosfera através da respiração dos animais, é resultado também das atividades humanas que vêm elevando a concentração do dióxido de carbono, como de outros gases estranhos a ela, como o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, entre outros, causando desequilíbrios na composição atmosférica.

A queima de combustíveis fósseis, substâncias de origem mineral, formadas pelos compostos de carbono, entre eles, o carvão mineral, o gás natural e os derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, usados para gerar energia elétrica e movimentar veículos de transporte, são os grades responsáveis pela emissão do dióxido de carbono na atmosfera, causando poluição e alteração no equilíbrio térmico do planeta, provocando mudanças no efeito estufa e no aquecimento global.

O desmatamento provocado pela queima das florestas também afeta o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera, pois além de liberar o gás pela queima da madeira, reduz o número de árvores responsáveis pela fotossíntese, que absolve o CO2 da natureza.

Ver também

Data de atualização: 29/08/2017. O significado de Dióxido de Carbono (CO2) está na categoria: Geral