Significado de Soluto e Solvente

O que é Soluto e Solvente:

Soluto e solvente são as partes que compõe uma solução. Neste caso, a matéria dissolvida em qualquer solução ou mistura é chamada de soluto, enquanto o líquido ou gás que dissolve outro líquido, sólido ou gás é chamado como solvente.

Uma solução pode ser definida como a mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Assim, em uma solução, a substância que se dissolve é soluto, enquanto o solvente é a substância na qual o soluto se dissolve.

chaO chá é um exemplo de um produto que contém soluto e solvente.

Existem muitos produtos no dia a dia preparados pela mistura de um ou muitos solutos e solventes e formam uma solução, como por exemplo os medicamentos, sabonetes, pomadas, chá, café, sucos, etc.

A mistura homogênea é a solução na qual os solutos se dissolvem completa e uniformemente na solução. Enquanto a solubilidade é a capacidade da substância para se dissolver em outra substância.

As principais diferenças entre soluto e solvente

Soluto e Solvente são a parte da solução onde a matéria dissolvida em qualquer solução ou mistura é chamada de soluto, enquanto o líquido ou gás que dissolve outro líquido, sólido ou gás é chamado como solvente.

Uma solução pode ser definida como a mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Assim, em uma solução, a substância que se dissolve é soluto, enquanto o solvente é a substância na qual o soluto se dissolve.

Dada a seguir são as principais diferenças entre o soluto e o solvente:

Base para comparação Soluto Solvente
DEFINIÇÃO A substância que se dissolve no solvente em uma solução é chamada de soluto; o soluto está presente em menor quantidade que o solvente A substância que dissolve o soluto em uma solução é chamada de solvente; o solvente está presente em maior quantidade do que o solvente
PONTO DE EBULIÇÃO

O ponto de ebulição é maior que o solvente

É menor que a do soluto

ESTADO FÍSICO Encontrado em estado sólido, líquido ou gasoso Principalmente no estado líquido, mas também pode ser gasoso.
CONFIABILIDADE A solubilidade depende das propriedades do soluto.

A solubilidade depende das propriedades do soluto.

Soluto e solvente: exemplos e características

Exemplos de solvente

Sal na água do mar, açúcar na água e oxigênio no ar são os poucos exemplos típicos dos solutos. O soluto dissolve-se no solvente apenas quando as forças de atração entre os dois são suficientemente fortes, o que pode superar as forças moleculares que retêm as partículas, isto é, soluto-soluto e solvente-solvente em conjunto.

Embora o soluto contenha a menor quantidade na solução, em comparação com o solvente. Mas existe a condição na solução chamada de saturação, na qual o solvente não é capaz de dissolver mais soluto.

Exemplo de um soluto e solvente pode ser explicado considerando uma xícara de chá. Leite em pó e açúcar são dissolvidos em água quente. Aqui a água quente é o solvente e o leite em pó e o açúcar são solutos.

Características do solvente

  • O soluto tem pontos de ebulição mais altos que o solvente;
  • Estes podem ser sólidos, líquidos ou gasosos;
  • Aumentando a área de superfície das partículas do soluto, a solubilidade aumentará. As partículas sólidas são quebradas em pedaços menores;
  • No caso de solutos gasosos, a solubilidade é afetada pela pressão, além do volume e temperatura.

Exemplos de soluto

O solvente ocupa a maior parte de uma solução. Estes são geralmente líquidos. Água é dito ser o solvente mais comum na vida cotidiana, pois tem a capacidade de dissolver qualquer substância (gás, sólido ou líquido) e também chamado como um solvente universal. A principal regra geral da solubilidade é “como dissolver como”.

Os solventes podem ser divididos como polares e não polares. Os solventes polares têm alta constante dielétrica e possuem um ou mais átomos eletronegativos como N, H ou O. Álcoois, acetonas, ácidos carboxílicos e amidas são exemplos comuns do grupo funcional presente em solventes polares.

Os solventes polares são feitos de moléculas polares e podem dissolver apenas compostos polares. O solvente Polar é ainda dividido em solventes próticos polares e solventes polares apróticos.

Água e metanol são moléculas próticas polares, pois são capazes de formar a ligação de hidrogênio com os solutos. Por outro lado, a acetona é dita como solvente aprótico polar, uma vez que são incapazes de formar a ligação de hidrogênio com o soluto, mas criam interações dipolo-dipolo com os solutos iônicos.

Os solventes não polares contêm ligações com átomos eletronegativos similares, como C e H. São moléculas apolares e podem dissolver compostos não polares ou solutos.

Características do soluto

  • O solvente tem o baixo ponto de ebulição e evapora facilmente.
  • O solvente existe apenas como líquido, mas também pode ser sólido ou gasoso.
  • Os solventes comumente usados ​​contêm o elemento de carbono e, portanto, chamados de solventes orgânicos, enquanto outros são chamados de solventes inorgânicos.
  • Os solventes têm cor e odor característicos. Acetona, álcool, gasolina, benzeno e xileno são os solventes orgânicos comumente usados ​​e são de grande importância nas indústrias químicas.
  • Os solventes também são usados ​​na regulação da temperatura em uma solução, seja para absorver o calor gerado durante alguma reação química ou para aumentar a velocidade da reação com o soluto.

Veja também:

Data de atualização: 09/08/2019.