Significado de Soluto e Solvente

Ana Zita
Revisão por Ana ZitaDoutora em Bioquímica e Investigadora científica

O que é Soluto e Solvente:

Soluto e solvente são as partes que compõem uma solução. Uma solução pode ser definida como a mistura homogênea de duas ou mais substâncias.

Assim, em uma solução, a substância que se dissolve é o soluto, enquanto o solvente é a substância na qual o soluto se dissolve.

Existem muitos produtos no dia a dia preparados pela mistura de um ou vários solutos e solventes que formam uma solução. Os maiores exemplos são os xaropes, detergente líquido, pomadas, chá, café, sucos, etc. No café, por exemplo, a água é o solvente e o pó de café é o soluto.

cafeCafé, um dos exemplos mais comuns de uma solução com soluto e solvente.

A mistura homogênea é a solução na qual os solutos se dissolvem completa e uniformemente na solução. Enquanto a solubilidade é a capacidade da substância para se dissolver em outra substância.

As principais diferenças entre soluto e solvente

Sabendo que o soluto e o solvente são substâncias que possuem finalidades distintas em uma solução, o quadro abaixo guiará você a entender as principais diferenças entre os dois componentes.

Ponto para comparação Soluto Solvente
DEFINIÇÃO A substância que se dissolve no solvente em uma solução é chamada de soluto; o soluto está presente em menor quantidade que o solvente. A substância que dissolve o soluto em uma solução é chamada de solvente; o solvente está presente em maior quantidade do que o soluto.
PONTO DE EBULIÇÃO

O ponto de ebulição é maior que o solvente.

É menor que a do soluto.

ESTADO FÍSICO Modifica o seu estado físico. Mantém o seu estado físico.

Características e exemplos de solutos

As partículas de soluto em uma solução não podem ser vistas a olho nu. Além disso, uma solução não permite que raios de luz se espalhem e é estável.

O soluto de uma solução não pode ser separado por filtração (ou mecanicamente). É composto por apenas uma fase.

Alguns exemplos de soluto são:

  • Leite em pó;
  • Sal da água do mar;
  • Oxigênio no ar;
  • Açúcar na água.

Características e exemplos de solventes

O solvente ocupa a maior parte de uma solução e geralmente tem / está na forma líquida. A água é dito ser o solvente mais comum na vida cotidiana, por isso é chamada de solvente universal, pois tem a capacidade de dissolver qualquer substância (gás, sólido ou líquido).

Alguns exemplos de solvente são:

  • Água;
  • Acetona;
  • Álcool;
  • Gasolina
  • Benzeno;
  • Xileno.

Veja também:

Data de atualização: 23/09/2019.

Ana Zita
Revisão por Ana Zita
Doutora em Bioquímica do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas - IVIC (2001). Investigadora com mais de dez anos de experiência em instituições científicas na Venezuela e Austrália. Atualmente divide a redação de conteúdos educativos com a agricultura científica.