Significado de Soluto

Carolina Batista
Revisão por Carolina BatistaProfessora de Química

O que é Soluto:

Soluto é uma substância que pode ser dissolvida por um solvente para criar uma solução.

Um soluto pode se apresentar na forma de: gás, líquido ou sólido. O solvente, ou substância que dissolve o soluto, dispersa as partículas e distribui igualmente. Isso cria uma mistura homogênea chamada de solução.

Os solutos em solução são medidos pela concentração, que é a quantidade de soluto dividida pelo volume total da solução.

Um solvente pode dispersar uma quantidade de soluto, dependendo do tipo de interação entre as moléculas, até atingir o limite de solubilidade.

A capacidade dos solutos dissolverem-se em um solvente é conhecida como solubilidade.

Exemplos de solutos

O tipo de solução mais comum é aquela formada por um sólido dissolvido em um líquido. Um exemplo desse tipo de solução é o sal (soluto) em água (solvente).

salnaagua

O sal é o soluto que se dissolve na água, o solvente, para formar uma solução salina. Por outro lado, o vapor de água é considerado um soluto no ar, porque nitrogênio e oxigênio estão presentes em níveis de concentração muito maiores no gás.

Existem outros inúmeros exemplos de soluções. Por exemplo, açúcar em água, café preparado e oxigênio dissolvido na água.

As formas do soluto e suas funções nas soluções

Quando duas substâncias são misturadas para formar uma solução, o soluto está presente em menor proporção. As soluções podem ser líquidas, sólidas ou gasosas.

Gasoso

Um exemplo de solução gasosa é o ar, pois oxigênio e outros gases são solutos dissolvidos em nitrogênio, que está em maior quantidade.

Líquido

Líquido em líquido: a mistura de duas ou mais substâncias da mesma química, mas com concentrações diferentes para formar uma constante.

Sólido em líquido: açúcar na água ou sal na água.

Sólido

Gás em sólidos: grandes quantidades de hidrogênio podem se dissolver em metais, como o paládio.

Líquido em sólido:

  • mercúrio em ouro, formando uma amálgama;
  • água em sal sólido ou açúcar, formando sólidos úmidos;
  • hexano em parafina.

Sólido em sólido: aço, basicamente uma solução de átomos de carbono em uma matriz cristalina de átomos de ferro.

Solução saturada e insaturada

Uma solução saturada é aquela em que o máximo de soluto foi dissolvido a uma dada temperatura.

Em termos simples, quando mais nenhuma quantidade de soluto consegue ser dissolvida na solução, é porque ela atingiu a saturação.

Em termos simples, quando mais nenhuma quantidade de soluto consegue ser dissolvida na solução, é porque ela atingiu a saturação.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 07/10/2019.

Carolina Batista
Revisão por Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).