Significado de Efluentes

O que é Efluentes:

Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. A palavra efluente significa aquele que flui. É qualquer líquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza.

Cada efluente possui característica própria inerente à sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica, seja ela para reuso, biodegradável, poluente, tóxica etc.

Nas cidades, os efluentes lançados na atmosfera, pelas indústrias, pelos transportes, pelas termoelétricas, pelas centrais de aquecimento, entre outros, são os principais responsáveis pela poluição do ar, pela chuva ácida, pelo efeito estufa, pela ilha de calor, pela inversão térmica e pela destruição da camada de ozônio.

Efluentes domésticos

Os efluentes domésticos ou esgotos sanitários são os dejetos produzidos na cozinha ou banheiro das casas, edifícios e indústrias, composto de 99,9% de água, e o restante de sólidos orgânicos e inorgânicos e de micro-organismos.

Os efluentes, tanto da indústria quanto os domésticos, liberados na natureza sem o devido tratamento provocam sérios desequilíbrios ao ecossistema e consequentemente à vida dos seres vivos.

Efluentes líquidos

Efluentes líquidos são os resíduos provenientes dos esgotos sanitários, das indústrias, dos lixões, das redes pluviais e da agricultura, resultado das atividades humanas.

O efluente líquido de origem doméstica é aquele formado pela utilização da água para fins domésticos, como nas descargas de vasos sanitários, no banho, em lavagens de utensílios de cozinha, lavagem de pisos, de roupas etc. São também formados por águas de chuva, de águas provenientes das diversas indústrias, do comércio, entre outras.

Efluentes industriais

Os efluentes industriais são os resíduos líquidos ou os gases provenientes das indústrias e que são descartados na natureza.

A composição dos efluentes industriais varia de acordo com o ramo de atividade exercida, podendo resultar em efluentes reutilizáveis ou em substâncias carregadas de produtos químicos, poluentes que devem ser tratados.

A grande diversidade de indústrias e a crescente geração de efluentes e seu descarte na natureza vem cada vez mais despertando a preocupação da sociedade. A legislação vigente e a conscientização da preservação do meio ambiente levam as indústrias a desenvolverem processos de tratamento de seus efluentes para evitar a contaminação o solo, o ar, dos rios lagos e oceanos.

Ver também

Data de atualização: 06/11/2014.