Tipos de poluição

Quais são os tipos de poluição?

A poluição é o processo pelo qual os ambientes naturais são contaminados, causando desequilíbrios nos ecossistemas e até mesmo, tornando os recursos naturais impróprios para o uso.

Existem diversos tipos de poluição, dentre eles se destacam a poluição do ar, da água, do solo, sonora, visual, radioativa e térmica.

As consequências da poluição são preocupantes para todos os tipos de vida no planeta. A poluição é responsável por inúmeras doenças, redução da qualidade de vida, insegurança alimentar e escassez de recursos.

Embora em alguns casos a poluição possa ser ocasionada por fenômenos naturais - no caso de tsunamis, por exemplo - a poluição é, sobretudo, resultado da ação do homem.

Para frear o crescimento da poluição, é preciso que se criem políticas públicas para a preservação do meio ambiente e para imposição de limites no uso dos recursos naturais e também de medidas para conscientizar a população.

Poluição do ar (atmosférica)

O ar é composto basicamente de oxigênio, nitrogênio, vapor de água e gases inertes. A poluição do ar acontece quando outros elementos são incorporados à essa composição.

Esses elementos são emitidos na atmosfera, alterando a sua composição natural e causando consequências negativas para os seres vivos.

Grande parte da poluição do ar é emitida pelas chaminés das indústrias e dos automóveis. Dentre os principais gases poluentes do ar está o dióxido de carbono (CO2), emitido a partir da queima dos combustíveis fósseis.

Entenda o que é o dióxido de carbono.

O dióxido de carbono, assim como o gás metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), são gases do efeito estufa, que são os gases responsáveis pela intensificação do aquecimento global.

A poluição atmosférica costuma ser mais grave nos grandes centros urbanos. Ela é responsável por diversas doenças respiratórias e, até mesmo, intoxicações.

Poluição do arDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar mata mais do que a AIDS e a Malária juntas.

Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global e poluição atmosférica.

Poluição dos solos

A qualidade e preservação do solo é fundamental para a produção de alimentos. Quando o solo está contaminado, além de torná-lo menos fértil, o próprio alimento pode estar contaminado e causar prejuízos à saúde de quem o consumir.

O lixo, tanto industrial quanto doméstico, é um dos grandes poluentes do solos. Lixões e aterros sanitários, por exemplo, são grandes responsáveis pela liberação de substâncias tóxicas no solo.

Os agrotóxicos utilizados na indústria agrícola também são responsáveis por boa parte da poluição do solo. Os produtos químicos utilizados nesses produtos, além de reduzirem a fertilidade do solo a longo prazo, são tóxicos para os seres humanos.

Poluição do soloO descarte inadequado do lixo provoca contaminação do solo e oferece risco para as pessoas.

Saiba mais sobre aterros sanitários e agrotóxicos.

Poluição das águas

As águas são contaminadas pelo escoamento de produtos provenientes das indústrias e da produção agrícola, que utiliza fertilizantes e outros produtos químicos tóxicos.

Outra origem da contaminação da água é o acúmulo de resíduos próximo aos cursos d´água, o que acontece, especialmente, em locais de elevada aglomeração de pessoas.

Nesses locais, quando não há infraestrutura sanitária, é comum que o esgoto das casas e das empresas seja jogado nos rios e mares, o que além de tornar a água imprópria para o consumo, pode causar doenças nas pessoas que entrarem em contato com essa água.

No mar, uma das maiores causas de poluição da água é o derramamento de óleo das embarcações. A exposição do ser humano a esse óleo pode causar irritação, náusea, diarreia e, em casos de exposição mais longa, câncer.

Uma das particularidades da poluição das águas, é que tanto a poluição atmosférica quanto a poluição do solo, em algum momento desembocam nas água do mar, de rios, ou mesmo de lençóis freáticos.

Poluição da águaHá leis que proíbem o despejo de esgoto no rio, porém a fiscalização é ineficiente.

Saiba mais sobre resíduos sólidos.

Poluição sonora

A poluição sonora, ainda que seja menos perceptível que outras formas de poluição, pode trazer consequências para a saúde dos seres humanos e dos animais.

Esse tipo de poluição é mais comum nos grandes centros urbanos, onde há muitos ruídos de automóveis, indústrias, obras e aviões.

O excesso de barulho pode causar insônia, dor de cabeça, tensão e estresse. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o máximo de ruído para evitar problemas de saúde são 50 decibéis.

Poluição sonoraFiscal fazendo a medição de decibéis em área comercial.

Poluição visual

A poluição visual acontece quando há excesso de estímulos visuais, tais quais publicidades, cartazes e placas, fios de rede elétrica, lixos nas ruas e etc.

Esse tipo de poluição é comum em grandes cidades, especialmente nas áreas centrais, onde há um número grande de pessoas em circulação e muitos estabelecimentos comerciais.

A poluição visual pode ser desagradável, causar estresse, fadiga e também pode ser uma fonte de distração para pedestres e motoristas, o que pode causar acidentes.

Poluição visualA poluição visual é um tipo de poluição comum em grandes centros urbanos, onde há intensa atividade comercial.

Poluição radioativa

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Quando em contato com os seres vivos, esses elementos radioativos causam graves problemas de saúde, como a mutação de células e diversos tipos de câncer.

Quando uma área é contaminada com elementos radioativos, não há como realizar a descontaminação. Esses elementos chegam a ficar milhares de anos no ambiente.

Um dos exemplos de poluição radioativa foi o acidente da usina de Chernobyl, onde um reator explodiu e lançou nuvens de material radioativo por toda a região. Além das dezenas de pessoas que morreram no momento da explosão, milhares de pessoas tiveram graves consequências para sua saúde.

Poluição radioativaPripyat tornou-se uma cidade fantasma após a contaminação causada pelo acidente da usina nuclear de Chernobyl.

Veja mais sobre radioatividade e urânio.

Poluição térmica

A poluição térmica é menos conhecida e perceptível, mas causa impactos negativos para o meio ambiente. Esse tipo de poluição é causado por usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares.

No processo de geração de energia, essas usinas aquecem a água e o ar e depois os liberam na atmosfera e nos rios e mares em temperatura elevada.

A poluição térmica afeta os ecossistemas e pode provocar a morte de peixes e aves que não estão preparados para enfrentar temperaturas mais altas.

Poluição termoelétrica

Veja também o significado de poluição e poluição ambiental.

Data de atualização: 11/12/2019.