Significado de Poluição

O que é Poluição:

Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo em microescala. O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”.

A poluição pode causar alterações das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio ambiente. É o caso do aumento da concentração do dióxido de carbono ou gás carbônico naturalmente presente na atmosfera.

A poluição pode ser resultado da introdução de substâncias naturais, porém estranhas a determinados ecossistemas. É o caso do despejo de matéria orgânica no leito de um rio ou do derrame de petróleo bruto no mar.

A poluição pode ser causada pela introdução de substâncias artificiais e, portanto, estranhas a qualquer ecossistema. Por exemplo: a deposição de agrotóxicos e de recipientes plásticos no solo e nas águas, o lançamento de elementos radiativos artificiais na atmosfera, no solo e nas águas.

Poluição e a biodiversidade

A poluição é uma das principais ameaças à biodiversidade, ou seja, à grande variedade de vida que sobrevive em diferentes ambientes, desde as profundezas dos oceanos até os mais altos picos das montanhas.

A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas do mundo. O ecossistema é o conjunto dos seres vivos e dos fatores ambientais de uma determinada área que interagem em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria. Portanto, a poluição é um risco para os sistemas naturais, é um risco para o equilíbrio entre plantas, animais, clima e solo.

Poluição do ar e chuva ácida

O fenômeno das chuvas ácidas é resultado da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.

Embora as chuvas, mesmo em ambientes não poluídos sejam sempre ácidas, a elevação dessa acidez causada pela emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão, resultam na concentração de ácidos com elevada capacidade de corrosão, destruindo além de vários ecossistemas, importantes monumentos da história humana.

A poluição e a cadeia alimentar

A cadeia alimentar é o conjunto de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência na natureza. A poluição e a interferência do homem nos ecossistemas transformam a natureza e causa alterações na cadeia alimentar, com a extinção de espécies animais e vegetais, com a erosão do solo, queima das florestas, a poluição do ar e poluição do solo e da água.

Cidades sustentáveis

Cidades sustentáveis são as cidades que tentam encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preserve o patrimônio ambiental e resulte no mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

As economias sustentáveis, com tecnologias limpas, sepultam antigas estruturas firmadas em modelos predatórios. Reduzir a emissão de gases do efeito estufa, eliminar o desperdício de água, fazer uso de energia renovável, reciclar o lixo, despoluir rios, reduzir o uso de agrotóxico, são algumas das medidas que além de melhorar a qualidade de vida preservam a própria vida.

O significado de Poluição está na categoria: Geral