Significado de Tenacidade

O que é Tenacidade:

Tenacidade é um substantivo feminino com origem no termo em latim tenax, que significa a qualidade do que é tenaz, ou seja, que tem grande coesão, que é firme, viscoso, muito aderente, constante e pertinaz.

Tenacidade é um conceito, no âmbito da Física, que descreve uma propriedade mecânica de alguns materiais.

Com relação à etimologia, a palavra tenacidade está relacionada com o verbo segurar ou pegar, podendo qualificar uma pessoa persistente, com ideias fixas, de tal forma que por vezes pode incomodar ou aborrecer os outros.

Em sentido figurado, a palavra tenacidade é usada para descrever a atitude de uma pessoa obstinada ou persistente, que não desiste de um projeto ou ideia. Ex: Ele é um exemplo de tenacidade, porque nunca desistiu do seu sonho, mesmo quando todos tentaram desmotivá-lo.

Tenacidade dos materiais

No âmbito da Física, a tenacidade (cuja unidade é J/m3) consiste em uma propriedade mecânica dos metais, de absorção de energia, que indica a sua resistência, quando lhe é aplicada uma força de tração, podendo levar à deformação ou até à ruptura. Nos objetos com elevada tenacidade, as moléculas apresentam grande coesão entre elas.

Se trata de uma propriedade mecânica como a ductilidade (capacidade de alguns materiais de sofrerem deformação sem se romperem) e a resiliência (capacidade de absorver energia mecânica, quando submetido a situações de estresse, como rupturas).

Em alguns objetos como placas de concreto, por exemplo, são introduzidas vigas metálicas com o objetivo de aumentar a sua tenacidade.

Data de atualização: 30/06/2014.