Euforia
Euforia é um sentimento de alegria e bem-estar experimentado em circunstâncias que envolvem diretamente o indivíduo ou que ocorrem no ambiente.
A palavra "euforia" tem origem no Grego "euphoria", que significa "capacidade de aguentar facilmente”, de "euphoros", onde "eu" = bem e phoros = o que carrega.
O termo euforia foi utilizado pela primeira vez em 1875 para referir-se ao contentamento experimentado pelos viciados em morfina.
A palavra ainda hoje é muitas vezes empregada exclusivamente no sentido de bem-estar patológico, constituindo um sintoma de diversas doenças mentais. No entanto, um indivíduo eufórico nem sempre possui um problema de natureza psíquica.
Por outro lado, a euforia deve ser considerada apenas como uma alegria intensa e passageira que não afeta tão intensamente o estado do psiquismo. É mais intensa, mais breve, mais descontrolada e mais exteriorizada que o sentimento de alegria.
Um sentimento de melancolia pode facilmente ocupar o lugar de um estado de euforia.
Euforia e Transtorno Bipolar
No transtorno bipolar, a euforia manifesta-se como um estado de exaltação do humor que não tem qualquer relação com o momento vivido pelo indivíduo naquele momento.
Nessa fase do transtorno bipolar, a pessoa não tem motivo para estar deprimida ou alegre, mas apresenta um humor eufórico ou irritável.
Normalmente, na euforia, a mudança do comportamento é súbita, embora o indivíduo não perceba essa alteração ou a atribui a outros fatores do momento.
Ele acaba perdendo ou prejudicando o seu senso crítico e a sua capacidade de avaliar de forma objetiva as situações.
Veja também: Êxtase.