Significado de Megalomaníaco

O que é Megalomaníaco:

Megalomaníaco é aquele que tem fascinação por tudo o que é exagerado, atitude popularmente chamada de "mania de grandeza".

Para a psicologia, o megalomaníaco é aquele que sofre de um transtorno de personalidade com delírios de poder e onipotência, fantasiando situações onde ele é exageradamente reverenciado.

A palavra megalomaníaco vem da combinação dos termos mégalo, que significa grande, e maníaco, que vem de mania. Para a psicologia, a palavra mania define obsessões e patologias ligadas às fixações psíquicas em determinadas coisas.

Entre os sintomas que os megalomaníacos apresentam, ou indícios deste comportamento, está a forte presença do narcisismo, os delírios e fantasias quanto à grandeza real da sua situação, a obsessão por tornar qualquer ato grandioso e fora de proporções, entre outros.

O comportamento megalomaníaco pode ser na verdade um indício de outros transtornos mais graves, como o Transtorno Bipolar e a Esquizofrenia.

A patologia do megalomaníaco é conhecida por megalomania, mas esta não é uma doença clínica presente no CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

O tratamento indicado para a megalomania não envolve medicamentos, e sim acompanhamento psicológico para que o paciente passe a lidar melhor com a sua realidade. Isto desde que não esteja associada a outros transtornos, que então poderão necessitar de cuidados medicamentosos.

Diz-se que, historicamente, diversas figuras famosas sofreram de megalomania, como o Imperador francês Napoleão Bonaparte.

Um megalomaníaco também pode ser chamado de megalômano, uma variação da palavra de mesmo significado.

Em inglês, a palavra megalomaníaco pode ser traduzida para megalomaniac.

Data de atualização: 16/11/2016.