Significado de Autoestima

O que é Autoestima:

Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.

Muitas pessoas têm dúvida sobre a grafia correta deste termo. A forma correta é autoestima, que substitui a palavra hifenizada “auto-estima” a partir do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em janeiro de 2009.

No âmbito da psicologia, a autoestima consiste numa avaliação subjetiva que determinado indivíduo faz de si próprio. Neste caso, características como a dignidade, o respeito e a confiança são presentes na personalidade dessa pessoa.

De acordo com os estudos de Sigmund Freud, a autoestima estaria diretamente relacionada com o desenvolvimento do ego.

Saiba mais sobre o significado do Ego.

Entre os principais sinônimos de autoestima, destaca-se: amor-próprio, orgulho, brio, honra, altivez e dignidade.

Baixa autoestima

A baixa autoestima pode ser considerada um sintoma de depressão, quando o indivíduo depressivo apresenta um comportamento inseguro, negativista, de constante insatisfação e pouco confiante de suas ações.

A baixa autoestima também se manifesta em pessoas naturalmente inseguras e ansiosas, provavelmente devido situações pontuais que ocorreram ao longo de suas vidas e contribuíram para impedir o saudável desenvolvimento da sua autoestima.

Ver também: o significado da Depressão.

Autoestima ou alto estima

Outra dúvida frequente quanto à ortografia desta palavra coloca em oposição autoestima e "alto estima". A forma correta é autoestima, pois o prefixo "auto" significa "por si mesmo", o que indica que autoestima é a estima que a pessoa tem por ela própria.

O prefixo "alto" é um adjetivo que indica altitude, e por isso altoestima não existe. O que pode existir é "autoestima alta" que descreve um indivíduo que tem uma elevada estima por si própria.

Data de atualização: 07/11/2016.