Família

O que é a família:

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar.

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. Na Constituição brasileira, a família é abrangente, pois considera diversas formas de organização baseadas na relação afetiva e na convivência.

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação e cuidado dos filhos, bem como a responsável por influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.

O papel da família é relacionado com a socialização. Nesse processo são transmitidos os valores morais e sociais, bem como as tradições, os costumes e os conhecimentos perpetuados através de gerações.

Pela lei, espera-se que o ambiente familiar seja um lugar de afeto, cuidado, segurança, conforto e bem-estar proporcionando o respeito à dignidade de cada um de seus membros.

Tipos de Família

Família nuclear e Família extensa

Entre os familiares, é possível identificar dois graus de proximidade: a família nuclear e família extensa. A família nuclear é normalmente composta pelos pais e irmãos, enquanto a família extensa é composta por avós, tios, primos, etc.

No entanto, este conceito é flexível, já que muitas vezes os avós (ou outros parentes) podem morar na mesma casa, sendo considerados como família nuclear.

Em outros casos, um ou os dois pais podem não estar presentes por algum motivo, não fazendo parte da família nuclear.

Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares.

Família matrimonial

A família matrimonial é considerada aquela definida pela oficialização do matrimônio (civil ou religioso. Nesse caso, o casal pode ou não possuir filhos (biológicos ou adotivos).

Família informal

A família informal possui a mesma configuração e o mesmo amparo legal da família matrimonial, entretanto, é baseada na união estável, não oficializada, do casal.

Família monoparental

A família monoparental é a família composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Independente dos motivos que conduzem a essa formação: morte, abandono, divórcio ou decisão voluntária.

Família anaparental

O termo anaparental refere-se à ausência dos progenitores. Nesses casos, em geral, os irmãos vivem em um mesmo lar sem a presença dos pais.

Pela lei, a mesma denominação e valores são utilizados nos casos da composição de um lar a partir apenas de relações de afeto e amizade entre os membros, sem laços de parentesco.

Família reconstituída

A família reconstituída é formada por um novo matrimônio, quando pelo menos um dos cônjuges possui um filho de um relacionamento anterior.

Família unipessoal

A família unipessoal é constituída por apenas uma pessoa que vive sozinha por conta da viuvez, divórcio ou por não haver estabelecido nenhuma outra configuração familiar. Esse tipo de formação possui um valor jurídico, tendo em vista a proteção de bens e heranças.

Outros conceitos de família são:

Família Real: constituída pelo soberano (um rei ou uma rainha) e todos os seus descendentes. Os membros de uma família real são figuras importantes e gozam de determinados privilégios na nação que representa.

Sagrada Família: constituída pela tríade cristã representada na Bíblia Sagrada por Jesus, Maria e José.