Significado de Filantropo

O que é Filantropo:

Filantropo é um substantivo masculino e adjetivo da língua portuguesa que define a característica de uma pessoa de sentir amor pela humanidade. Um sujeito que pratica a filantropia, considerado um altruísta, que faz obras de caridade com a finalidade de ajudar outros indivíduos sem desejar nenhuma recompensa em troca.

A palavra filantropo surgiu a partir do grego philánthropos, que significa "amigo da humanidade".

Na língua portuguesa falada e escrita no Brasil, a palavra "filantropo" não possui acento, porém é pronunciada como se tivesse um acento circunflexo: "filantrôpo".

O filantropo não distingue o ser humano por raça, religião ou orientação sexual, criando apenas o critério de ajudar, financeiramente ou com ações benéficas, as pessoas que mais necessitarem e que estão a margem da sociedade.

O ato do filantropo é chamado de filantropia, termo este que pode ser interpretado como um sinônimo para caridade e altruismo.

As ações do filantropo estão mais relacionadas com o poder de dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serem praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

Em inglês, a palavra filantropo pode ser traduzida para philanthropist.

O oposto do filantropo é o misantropo, ou seja, aquele que tem ódio e aversão pela humanidade.

Ver também:

Data de atualização: 18/12/2014.