Significado de Fisiopatologia

O que é Fisiopatologia:

Fisiopatologia é um ramo da medicina que se ocupa em estudar os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças, com o objetivo de identificar as origens e as etapas de formações das patologias.

Em suma, a fisiopatologia de determinada doença consiste no modo como o organismo funciona e reage ao ser acometido por esta patologia, assim como analisa a evolução das funções do organismo durante a doença.

A fisiopatologia (que também pode ser descrita como fisiologia patológica) é um campo muito importante na medicina, pois é graças a este ramo de estudo que os médicos são capazes de compreender a origem de determinada doença, como ela afeta o corpo humano e, principalmente, qual o modo mais eficaz de tratá-la ou de se previnir.

Saiba mais sobre o significado de Patologia.

Antes de determinar os estudos da fisiopatologia é necessário obter os conhecimentos da biologia, histologia, anatomia e fisiologia. Primeiro é preciso saber sobre o funcionamento normal do organismo para depois conhecer o seu "não funcionamento" ou "funcionamento anormal".

Ver também: significado de Fisiologia.

Data de atualização: 21/06/2017.