Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa

As pesquisas descritiva, exploratória e explicativa são classificações da pesquisa científica que variam de acordo com o objetivo pretendido.

As três utilizam métodos de pesquisa diferentes para atender os objetivos da pesquisa e podem ser realizadas de maneira combinada, para se obter uma melhor análise dos dados coletados.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória consiste em ter uma maior proximidade com o universo do objeto de estudo pesquisado. Ela é a pesquisa que visa, através dos métodos e dos critérios, oferecer informações e orientar a formulação das hipóteses do estudo.

Ela visa a descoberta dos fenômenos ou a explicação daqueles que não eram aceitos, mesmo com as evidências apresentadas. Um bom exemplo de pesquisa exploratória são os estudos de caso, pois eles evidenciam a constatação de fenômenos ocorridos nos experimentos em laboratório.

Pesquisa descritiva

Já a pesquisa descritiva realiza um estudo detalhado, com levantamento de dados através das técnicas de coleta, para uma análise e interpretação destes dados.

Veja mais sobre o significado da pesquisa descritiva.

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa pretende justificar os fatores que motivam a realização do objeto ou do fenômeno estudado. Ela é a pesquisa que relaciona teoria e prática no processo da pesquisa científica. Nas ciências naturais, por exemplo, é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

A pesquisa descritiva, combinada com a pesquisa exploratória são as mais realizadas pelos pesquisadores sociais e são também as mais solicitadas por instituições e organizações educacionais, comerciais e partidos políticos.

Veja também o signficado de pesquisa científica.

Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa está na categoria: Geral