Significado de Geodésica

O que é Geodésica:

Geodésica é o caminho mais curto (ou mais longo) entre dois pontos em um espaço tridimensional.

Ao contrário da geometria plana (espaços bidiomensionais), onde a menor distância é traçada por uma reta, na geometria curva o percurso mais curto entre dois pontos é descrito como um semicírculo.

A Terra se movimenta seguindo um movimento geodésico que, no espaço curvo, conforme descrito na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, consiste numa aparente trajetória retilínea, mas que na realidade se curva conforme as “dobraduras” do espaço-tempo.

Por exemplo, ao traçar uma suposta linha reta sobre o equador do planeta, esta terá a forma de um grande círculo. Esta linha curva (mas que segue uma “reta” na superfície) é a chamada geodésica da Terra.

Saiba mais sobre o significado da Teoria da Relatividade.

Cúpula geodésica

Também conhecida por domo geodésico, esta obra arquitetônica foi inicialmente idealizada por Richard Buckminster Fuller, um designer e arquiteto estadunidense.

A base para a construção de um domo geodésico é a face de um icosaedro subdividido em várias partes. Quanto maior for o número de peças fragmentadas em triângulos simétricos, mais redondo e compacto será a cúpula.

As cúpulas geodésicas são conhecidas por serem estruturas altamente resistentes e leves, garantindo um fácil transporte.

Geodésica e Geodésia

Como visto, a geodésica consiste na distância ou trajeto formado entre dois pontos num espaço tridimensional ou, conforme os preceitos da Teoria da Relatividade Geral, em planos quadrimensionais.

Por outro lado, a geodésia é uma ciência que estuda as dimensões, forma e campo gravitacional do planeta Terra.

A geodésia forma um conjunto de campos de estudo (Ciências Geodésicas) que englobam disciplinas como: cartografia, topografia, fotogrametria, sensoriamento remoto, entre outras.

Saiba mais sobre o significado da Geodésia.

Data de atualização: 07/07/2016.