Ginástica artística

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A ginástica artística é um esporte em que se executa uma série de movimentos técnicos de muita força, equilíbrio e flexibilidade.

O objetivo é realizar a melhor performance, competindo com outros atletas. Ao fazer os seus exercícios, os ginastas são analisados por jurados, que atribuem uma nota conforme o grau de dificuldade da prova e o desemprenho do atleta.

Também é chamada de ginástica olímpica, a ginástica artística é um esporte antigo, praticado desde a Grécia Antiga como forma de se expressar em rituais e festas e na capacitação militar.

O Brasil tem se destacado na modalidade, já tendo conquistado duas medalhas de ouro nas Olimpíadas, com os atletas Arthur Zanette e Rebeca Andrade.

Modalidades e aparelhos da ginástica artística

Apesar de ser o mesmo esporte, a ginástica artística apresenta diferenças significativas para cada gênero. Com exceção do salto sobre a mesa, os aparelhos femininos e masculinos são distintos. Além disso, a ginástica artística feminina tem foco na agilidade e na flexibilidade, já a ginástica masculina na força.

Ginástica artística feminina

Os aparelhos usados na ginástica feminina são as barras assimétricas, as barras de equilíbrio e o salto sobre a mesa. Também há performances em solo, realizada sobre um tablado sem qualquer aparelho. As competições podem ser individuais ou em equipes.

Imagem divida em quatro, mostrando cada um dos aparelhos da ginástica feminina: barras assimétricas, barras de equilíbrio, mesa e solo.
Em ordem, da esquerda para a direita: barras assimétricas, barra de equilíbrio, salto sobre a mesa e solo.

Nas competições femininas, o aparelho do salto sobre a mesa fica a 1,25 metros altura do chão.

Ginástica artística masculina

Os aparelhos utilizados na ginástica artística masculina são as argolas, a barra fixa, as barras paralelas, o cavalo com alças e o salto sobre a mesa. Os homens também realizam apresentações em solo, sem a presença de qualquer aparelho. Assim como no feminino, as competições são individuais ou em equipes.

Imagem divida em quatro, mostrando os aparelhos argolas, barra fixa, parras paralelas e cavalo da ginástica artística masculina.
Da esquerda para a direita: argolas, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças.

Em competições masculinas, a altura da mesa, em provas de salto sobre a mesa, é de 1,35 metros.

Imagem divida em duas cada parte a mostrar o uso de um aparelho na ginástica artística masculina: salto sobre a mesa e solo.
Salto sobre a mesa e solo.

Características da ginástica artística

A ginástica artística é um esporte que exige muita força, controle corporal, equilíbrio e flexibilidade. Além desses atributos, o ginasta deve ter domínio da técnica e executar os movimentos com precisão.

Também exige anos de prática e treinamento, a maioria dos ginastas começa na modalidade ainda durante a infância.

Esse tipo de ginástica é caracterizada por movimentos e gestos específicos, que os ginastas devem executar durante as suas performances. Eles são avaliados pelo seu desempenho durante uma apresentação, assim como pelo nível de dificuldade dos movimentos que realizou.

A pontuação é dada por um conjunto de jurados (chamado de Painel de Jurados), que fazem a avaliação da performance. Além de considerar o grau de dificuldade e o desempenho dos ginastas, os erros de execução também são contabilizados, fazendo com que o atleta perca pontos e diminua a sua nota.

Os atletas usam um uniforme geralmente feito de lycra, que possibilita a sua mobilidade. As mulheres costumam usar uma espécie de maiô e os homens, camiseta, shorts ou calça. Todos os atletas sempre competem descalços.

É comum ver os atletas com um pó esbranquiçado nas mãos e nas pernas durante as provas, especialmente as que utilizam aparelhos, trata-se do pó de magnésio, usado para evitar que os atletas escorreguem ou acabem se lesionando.

Origem e história da ginástica artística

Ginasta Simone Biles, com um maiô vermelho, salta de uma barra assimétrica para a outra.
Simone Biles, considerada a melhor ginasta de todos os tempos.

A ginástica artística é uma modalidade dentro da ginástica, e não se sabe ao certo quando a ginástica começou a ser praticada, mas existem registros históricos que comprovam o caráter milenar do esporte.

Sabe-se que ginástica era praticada na China, no Egito, na índia e na Grécia antiga, fazendo parte tanto da preparação militar, quanto das manifestações artísticas em cultos e festivais.

Na Grécia Antiga, alguns tipos de ginástica integram os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Entretanto a ginástica como se conhece atualmente, especialmente a ginástica artística, começou a ser formada no século XIX.

Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da ginástica artística, foi o responsável pela fundação da primeira escola de ginástica artística, em 1811, na Alemanha.

Desde a primeira edição das Olimpíadas Modernas, em 1896, a ginástica artística esteve presente. A partir de 1921, com a fundação da FIG, a Federação Internacional de Ginástica, a modalidade passou a ser coordenada e regulada mundialmente.

A norte-americana Simone Biles é a maior ginasta de todos os tempos, conquistou o seu primeiro mundial apenas com 16 anos. Atualmente possuiu 25 medalhas em mundiais, sendo 19 de ouro. Nas Olimpíadas, a ginasta já conta com 7 medalhas: 4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.

No Brasil, a ginástica passou a ser praticada com a imigração alemã no país no século XIX. Os ginastas brasileiros têm destaque nas competições, acumulando 16 medalhas nos mundiais de ginástica.

Nos Jogos Olímpicos, são 6 medalhas, sendo 2 de ouro dos ginastas Arthur Zanetti (Londres 2012) e Rebeca Andrade (Tóquio 2020).

Conheça também os outros tipos de ginástica.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar