Significado do Símbolo das Olimpíadas

O que é o Símbolo das Olimpíadas:

Simbolo Olimpiadas 2Símbolo das Olimpíadas é formado por um conjunto de cinco anéis coloridos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde), entrelaçados e dispostos sobre um fundo branco. Esta imagem simboliza a união dos continentes em prol do esporte.

Também conhecido como “Anéis Olímpicos”, o símbolo dos Jogos Olímpicos da era moderna foi desenvolvido pelo francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Pierre de Coubertin (1863 – 1937), o fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Através dos anéis olímpicos, o Lorde de Coubertin quis representar os valores do universalismo e humanismo presentes no esporte, além de salientar a importância de respeitar as diferenças existentes entre as nações.

Vale lembrar que no começo do século XX, vários países viviam regimes totalitários e com ideais nacionalistas, gerando um constante clima de rivalidade e instabilidade entre as nações. Neste contexto, naquela época, o símbolo dos Jogos Olímpicos também serviu como uma "arma" contra os discursos de ódio e incompreensão.

Criada em 1913, mas apresentada mundialmente apenas em 1914, o atual símbolo das Olimpíadas não esteve presente na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna (1896, na cidade de Atenas, Grécia). Na realidade, os Anéis Olímpicos só foram utilizados após as Olimpíadas de Estocolmo, em 1912, onde pela primeira vez participaram atletas de todos os continentes do mundo.

Saiba mais sobre o significado dos Jogos Olímpicos.

Cada anel colorido representa um continente específico, sendo que as cores foram escolhidas com base na cor predominante nas bandeiras dos países que compõem determinado continente.

Anéis Olímpicos

Assim, da esquerda para direita:

  • Azul: Europa
  • Preto: África
  • Vermelho: América
  • Amarelo: Ásia
  • Verde: Oceania

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, a bandeira com o símbolo das Olimpíadas é hasteada em um mastro durante a cerimônia de abertura da competição.

A bandeira permanece hasteada durante todo o evento, somente sendo recolhida no final dos Jogos, quando é entregue ao prefeito da cidade-sede, para que depois seja utilizada novamente na próxima edição das Olimpíadas.

Além dos Anéis Olímpicos, existem outros símbolos utilizados e que representam o espírito das Olimpíadas, como as mascotes (que variam de acordo com a cidade-sede que recebe a competição), a tocha, as medalhas e o lema olímpico: Citius, Altius, Fortius.

Saiba mais sobre a Tocha Olímpica.

Um símbolo é a representação visual de alguma coisa, que pode ser um país ou conceito. Neste caso, o símbolo das Olimpíadas é a representação gráfica do evento esportivo que acontece de 4 em 4 anos.

Saiba mais sobre o significado de Citius, Altius, Fortius.

Data de atualização: 25/11/2016.