Significado de Oss

Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social | Relações Públicas

O que é Oss:

Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa e é considerada polissêmica por ter inúmeros significados.

Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa.

Seu uso foi grandemente disseminado dentro das artes marciais, principalmente no jiu-jitsu brasileiro.

Neste contexto, a palavra Oss passou a expressar uma saudação, reconhecimento da habilidade de um oponente, resposta a instruções compreendidas, entre outras interpretações.

A origem do termo Oss

Oss é derivado dos termos japoneses "Onegai Shimasu", que significa um convite educado como: "por favor, se você quiser". E "Oshi Shinobu", que significa "perseverante quando pressionado" ou "duradouro sob pressão"

Esses dois valores estão de acordo com a tradição e rituais das artes marciais asiáticas.

Embora venha de frases japonesas e provavelmente se originou em Okinawa, Oss não é necessariamente uma expressão japonesa usada no dia a dia dentro da comunicação informal.

No início, foi usado nas artes marciais exclusivamente para convidar um parceiro de treino à luta. Assim, ao gritar, o participante invocava o ki: uma "energia vital" ou "espírito", antes de um ataque ou do combate iniciar.

Veja também o significado Jiu Jitsu e Bjj.

O uso de Oss nas artes marciais

"Continuar sem desistir, sob todos os tipos de pressão" - essa é a ideia de força interior tão comum na cultura asiática.

Com esse mesmo sentido, o Oss foi inicialmente implementado nas artes marciais, como karatê e o jiu-jitsu, afim de transmitir uma mensagem de respeito ou perseverança.

Ao longo do tempo, o termo Oss passou a representar uma expressão afirmativa às instruções e comentários de um mestre. No jiu-jitsu brasileiro é comumente usado no final de uma aula, por exemplo. Às vezes para reconhecer os esforços de um parceiro ou pessoa, ou simplesmente como um "sim" ou cumprimento formal.

Oss, além de demonstrar espírito e determinação antes de uma luta, também é usado para sugerir ou confirmar uma informação. Assim, sempre que um sensei pergunta ou informa algo, os alunos respondem “Oss!”.

Esta resposta significa que o aluno entendeu as instruções. Muitos praticantes de jiu-jitsu usam como sinal de respeito. No jiu-jitsu brasileiro, o termo foi popularizado pelo Grão-Mestre Carlson Gracie.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 21/03/2019.

Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.