Significado de Império

O que é um Império:

Império é uma palavra que indica um Estado que é governado por um imperador. Também pode indicar um território vasto de uma só nação, independentemente do seu formato de governo.

A palavra império, que deriva do latim imperium, remete para predomínio, autoridade ou poder de uma instituição política sobre outros.

Além de denotar um território de grande extensão, a palavra império também pode indicar a duração do governo do imperador.

Existem vários exemplos de impérios que eram governados por um líder supremo, que muitas vezes era visto como uma entidade divina, um deus, como por exemplo os Faraós no Egito.

Uma das características de um império era o desejo de expansão do seu território e domínio sobre os outros, caracterísitcas do imperialismo.

Alguns dos imperadores mais conhecidos foram Alexandre Magno, Genghis Khan, Suleiman o Magnífico, Carlos V, Carlos Magno e Napoleão Bonaparte.

Maiores impérios do Mundo

Alguns dos maiores e mais famosos impérios que existiram na história da humanidade foram: o Império Britânico, Russo, Português, Mongol, Inca, Romano, Bizantino (sucessor do Império Romano).

Império Inca: Com aproximadamente 2.000.000 km² em 1527, este império foi estabelecido em territórios que atualmente ocupam Peru, Chile, Bolívia e Equador.

Império Romano: Um dos impérios mais reconhecidos pela sua expansão em territórios como a Grécia, Egito, Macedônia, Palestina, Gália, Síria e muitos outros lugares. Em 117 atingiu um território de 6.500.000 km².

Império Otomano: No século XVII atingiu 5.000.000 km² de território, no norte de áfrica, sudeste da Europa e Médio Oriente.

Império Português: Atingiu o seu apogeu em 1815, com um território de 10.450.000 km². A sua expansão chegou até a África, América, Ásia e Oceania. O Brasil correspondia a uma elevada porcentagem desse território.

Império Espanhol: No século XVIII atingiu 20.000.000 km² nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania.

Império Britânico: Em 1920 o território deste império era de 33.700.000 km² nos continentes da Europa, África, Ásia e América.

Império Persa: Também conhecido como império Aquemênida (o primeiro império persa), em 500 a.C. tinha 8.000.000 km² em territórios no sudoeste da Ásia e no norte de África.

Império Austro-húngaro: Em 1914 atingiu um território de 676.615 km².

O significado de Império está na categoria: Geral