Significado de Neocolonialismo

O que é o Neocolonialismo:

Neocolonialismo representa a dominação política, econômica, cultura e social das potências capitalistas europeias sobre algumas regiões do continente africano e asiático, principalmente.

Este processo teve início no começo do século XIX e perdurou até o século XX, com a Primeira Guerra Mundial. As principais nações capitalistas da época que usufruíram do neocolonialismo foram: Reino Unido, Bélgica, Prússia, França e Itália. 

Com o desenvolvimento da Segunda Revolução Industrial, as nações europeias presenciavam uma intensa expansão dos setores econômicos. A partir deste cenário, as potências da Europa começaram a buscar meios de ampliar os seus mercados, seja para buscar matérias-primas diferenciadas, mão de obra barata e novos locais para comercializar os produtos que produziam.

Com o argumento falacioso de que os europeus seriam "intelectualmente mais desenvolvidos" do que os povos asiáticos e, principalmente, os africanos, as potências da Europa interferiram nessas regiões com o discurso de "levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo".

Ver também: significado do Liberalismo.

A Inglaterra é um dos exemplos de neocolonialismo que mais obteve sucesso, sendo capaz de fundar um grande Império Colonial, principalmente na Ásia. Aliás, esta supremacia dos ingleses nos territórios asiáticos foi motivo de muitos debates entre as demais potências europeias. 

Sobre o neocolonialismo da África, a "Conferência de Berlim", realizada em 1884, serviu para reunir as principais nações da Europa e delimitar como seria dividido o território africano em colônias. 

O neocolonialismo foi um dos principais motivos para o desenvolvimento da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, o termo neocolonialismo continua a ser utilizado para se referir a dependência econômica que algumas nações da Ásia e América Latina têm em relação aos países ricos.

Neocolonialismo e Imperialismo

O Imperialismo consiste na dominação e exploração dos países desenvolvidos sob os subdesenvolvidos, com o objetivo de ampliar o domínio territorial dos dominantes.

O Imperialismo contemporâneo pode ser considerado sinônimo do neocolonialismo, sendo que este último apresenta muitas características que se assemelham ao imperialismo, com ênfase 

Saiba mais sobre o significado do Imperialismo.

Colonialismo e Neocolonialismo

O Colonialismo se desenvolveu entre os séculos XVI e XVIII, com base no capitalismo comercial e mercantil. O Neocolonialismo, como foi visto, tem início no começo do século XIX e vai até meados do século XX, baseado nas consequências oriundas da Segunda Revolução Industrial.

O principal objetivo durante o colonialismo foi conseguir metais preciosos, acúmulo de capitais e manter a balança comercial favorável para os países europeus. Já o neocolonialismo, como dito, visava garantir as matérias-primas, mercados consumidores e mão-de-obra barata.

A principal justificativa usada pelos colonizadores durante o Colonialismo era a disseminação da fé cristã nas regiões dominadas, que consistia principalmente nas Américas. Por outro lado, a justificativa utilizada no Neocolonialismo foi da "superioridade europeia", como dito, sendo a Ásia e a África os principais continentes colonizados.

O significado de Neocolonialismo está na categoria: Geral