Significado de Imprinting

O que é Imprinting:

Imprinting é um substantivo da língua inglesa, que pode significar impressão, marca, cunho, carimbo, sinal, etc. Esta palavra também é usada para descrever conceitos e fenômenos relacionados com a genética e psicologia.

Um imprint pode ser uma marca física feita por uma determinada pressão ou uma impressão que é feita psicologicamente através de um comportamento ou atitude. O caráter, uma qualidade ou outras marcas distintivas de uma pessoa podem causar o imprinting, ou seja, uma marca fixada firmemente na mente de outro indivíduo.

No ramo da psicologia, mais concretamente na psicologia do desenvolvimento, o imprinting foi um conceito desenvolvido pelo zoólogo austríaco Konrad Lenz. O processo de imprinting (também conhecido como cunhagem), é um fenômeno crucial para o desenvolvimento dos animais e seres humanos, porque funciona como um instinto de sobrevivência nos animais recém-nascidos.

O imprinting é também objeto de estudo da etologia, porque está relacionado com o comportamento animal. Na etapa inicial da vida de um animal, o imprinting consiste em uma fase essencial e mais propícia para aprendizagem e consequente desenvolvimento. Os dois principais tipos de imprinting são o sexual e o filial. No imprinting sexual, um animal jovem aprende as características que procura em um/a companheiro/a. O imprinting filial consiste na aprendizagem de uma cria com o seu / sua progenitor/a.

Imprinting genômico

O imprinting genômico (também conhecido como imprinting parental) é um processo epigenético normal onde alguns genes se expressam em apenas um alelo, enquanto o outro é inativado (metilado). Consiste em uma forma reversível de ativação de um gene que segue um determinado padrão (parterno ou materno) durante a formação dos gâmetas. São conhecidas algumas doenças relacionadas com o imprinting genômico, como a Síndrome de Prader-Willi e Síndrome de Angelman.

Imprinting na saga Twilight

O imprinting é um fenômeno que ocorre no universo dos livros e filmes da saga Twilight. O caso mais famoso é o imprinting entre Jacob e Renesmee. O imprinting ocorre entre elementos do sexo oposto e funciona como uma ligação inequívoca entre esses dois seres. Quando Jacob viu a filha híbrida de Bella e Edward, ele sentiu um profundo afeto e soube naquele momento que seria o seu eterno protetor.

Enquanto Renesmee for uma criança, o imprinting se revela através de uma amizade inquebrável. Quando ela crescer, o imprinting pode ser transformar em um relacionamento amoroso. Quando Jacob viu Renesmee e sentiu o efeito do imprinting, ele disse: "A gravidade da Terra não me prendia mais ao lugar em que eu estava. Agora era a garotinha nos braços da vampira loura que me mantinha ali. Renesmee."

O significado de Imprinting está na categoria: Expressões em Inglês